1º Encontro de Bolsistas Talento Inovação é realizado pelo Sistema Fiep

Notícias01/08/2022
O evento aconteceu no Habitat Senai e proporcionou novas visões e oportunidades para a inovação.
Imagem sobre 1º Encontro de Bolsistas Talento Inovação é realizado pelo Sistema Fiep

O primeiro encontro dos Bolsistas do Programa Talento Inovação IEL Paraná aconteceu na última sexta-feira (29). A iniciativa tem como objetivo de promover a interação entre os bolsistas, apresentando o universo que estão inseridos dentro do Habitat Senai e do Sistema Fiep. No evento ainda ocorreu lançamento da nova plataforma de capacitação, gerando oportunidade para conexão com outros atores do ecossistema de inovação. “Afinal o Talento Inovação é sobre projetos de PD&I, mas também sobre fomentar e promover novas visões e oportunidades para a Inovação nas indústrias”, reforça Sabrina Levinton, supervisora e líder do pilar de Estratégia de Inovação.

As atividades foram conduzidas por Sabrina e divididas em quatro estágios: Compartilhar, Conhecer, Interagir e Mão na Massa.

Leia abaixo o relato da supervisora:

Compartilhar foi o momento das apresentações dos bolsistas e da equipe do Talento Inovação, Fernanda Ribeiro De Souza e Sabriane Delmonego, de compartilhar nossas histórias, afinidades e “talentos”. Muitos nos conhecemos de forma online e durante a pandemia, então foi uma troca muito especial. No conhecer tivemos a participação da Consultora PDI Tassiele Heinrich que nos apresentou toda a estrutura de Institutos, editais e cases que o Sistema Fiep tem para oferecer e que muitas vezes dão suporte aos projetos que as indústrias estão executando com o programa Talento Inovação. Também apresentamos os três pilares do Habitat Senai, sendo eles: o pilar Estratégia de Inovação (guarda-chuva do Programa Talento Inovação), o pilar de Produtividade e o pilar de Conexão, que também apresentou sobre o Habitat Senai Corporate e a Aceleradora, além de conhecerem também sobre o Habitat Senai Agro.

No Interagir tiveram uma troca com a Gerente do Habitat Senai Patrícia Martins que explicou a importância do Ecossistema de Inovação e de como as interações são importantes e foram acompanhados pelo Consultor Nicolas Ferreira Soto a uma visita guiada à Aceleradora que apresentou a estratégia de aceleração de startups e scale ups além de ter preparado uma sessão de pitchs das startups: Hidreo, HK360, 33 robotics, Fitmass e AEON VR   para o grupo de bolsistas. Já o momento mão na massa foi dividido em duas etapas; realizamos o lançamento da plataforma de Capacitação dos Bolsistas Talento Inovação, uma Trilha de Desenvolvimento construída especialmente para conhecer sobre as abordagens e temas que fazem parte do universo da Inovação em 4 Dimensões: Soft Skills; Metodologias Ágeis; Captação de Recursos e Gestão da Inovação. No período da tarde, demos continuidade e foi um dos momentos mais especiais do dia.

Contamos com a presença do CEO da Papoom, Jean Pierre Pego da Silva, startup ganhadora da última edição da disputa de startups 'Rocket' pela sua solução de marketplace para comunidades e conectada da Aceleradora do Habitat Senai. Jean falou sobre solução em inovação social e a proposta de valor que ela contempla para que os bolsistas compreendessem que nem toda inovação é exclusivamente sobre produtos. Também compartilhou como foi a experiência de participar e ganhar o Rocket e quais os próximos passos”, finalizou Sabrina.

Além das interações citadas acima, os bolsistas criaram seus próprios pitchs, após treinamento, com dicas e os principais tópicos para construção de falas assertivas. Eles obtiveram a oportunidade de praticar dois tipos de apresentações diferentes e de colocar a criatividade em prática. Participaram os bolsistas Talento Inovação das empresas Grupo Boticário, RAC Engenharia e GEL Engenharia.