Senai Paraná lança a chamada Paranaense de Inteligência Artificial

Notícias19/07/2022
Serão disponibilizados R$3 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação.
Imagem sobre Senai Paraná lança a chamada Paranaense de Inteligência Artificial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e o Senai Nacional, lançaram a chamada Paranaense de Inteligência Artificial nesta terça-feira (19). Ao todo, R$3 milhões serão destinados ao financiamento de projetos de inovação para o desenvolvimento de produtos e processos inteligentes, por meio da formação de competências e aplicação de técnicas de inteligência artificial.

Além dos projetos, profissionais graduados também serão capacitados para o uso da tecnologia de inteligência artificial e aplicação de técnicas de machine learning, com foco na resolução de problemas industriais. Por meio da chamada, empresas de diferentes setores industriais poderão ter acesso a aplicações práticas de tecnologias em inteligência artificial para toda cadeia de valor da empresa. A ideia é que o projeto traga novas soluções e tecnologias para as indústrias.

“As técnicas de inteligência artificial têm um enorme potencial para melhorar produtos, processos e impulsionar a produtividade de negócios. Dentre os principais benefícios da inteligência artificial para as indústrias, podemos destacar a agilidade nos processos, segurança no ambiente de trabalho, redução de custos, aumento da qualidade e produtividade, aperfeiçoamento de produtos e serviços e ganhos de eficiência”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep,

Hub de Inteligência Artificial do Senai Paraná

O propósito do Hub de Inteligência Artificial é promover a adoção desta tecnologia por empresas do Paraná. A instituição oferece ao mercado diferentes programas que apoiam o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas à indústria, utilizando tecnologias de inteligência artificial em seus diferentes níveis.

De acordo com Lopes, “o Hub de Inteligência Artificial tem se consolidado com um papel estratégico tanto na difusão destas tecnologias quanto na formação de profissionais para resolver problemas da indústria. Pensando nisso, o Senai lança o importante fomento que é a Chamada Paranaense de inteligência Artificial”, detalha o gerente.

O objetivo é otimizar processos produtivos do “chão de fábrica” até ferramentas de inteligência de mercado - business inteligence e big data - para aumento da produtividade e competitividade. Além disso, promove a capacitação de mão de obra em diferentes níveis no tema inteligência artificial.  

Como participar

O Senai Paraná está aberto à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos. Para participar, é necessário enviar a ideia pelo site, normas e cronogramas específicos do edital. O processo de seleção das Indústrias Proponentes acontece por ordem de inscrição, considerando os recursos e cotas disponíveis, os documentos enviados e a aderência das propostas aos temas da Inteligência Artificial. As empresas e profissionais residentes podem se inscrever pelo site do Senai Paraná