Senai Paraná é convidado para o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil

Notícias24/06/2022
A expectativa é que mais de 12 mil pessoas passem pelo ViaSoft Connect.
Imagem sobre Senai Paraná é convidado para o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil

O maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil foi repleto de conexões e, claro, inovação. Fabrício Luz Lopes, gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, esteve presente e trouxe questionamentos sobre como a tecnologia pode transformar a sociedade, por meio da palestra “Inovação como motor de transformação social”. Lopes ainda questionou o papel de cada um na sociedade e incentivou a busca por soluções dentro da indústria que contribuam com mudanças sociais, ambientais e tecnológicas.

Outra reflexão do gerente de STI foi sobre o impacto do comportamento humano na inovação. “Com uma indústria mais tecnológica e inovadora, podemos transformar a sociedade. Temos diferentes formas de inovação que são impulsionadas pelas pessoas e que promovem não só o setor, mas também a educação e a geração de empregos. Desta forma, revolucionam a medicina, protegem o meio ambiente e proporcionam a tão sonhada igualdade”, enfatizou.

Silvana Mali Kumura, coordenadora de Pesquisa Desenvolvimento de Inovação no Instituto Senai de Tecnologia e Comunicação e HUB IA do Senai, trouxe reflexões profundas sobre a inteligência artificial (IA) e refletiu sobre como o mundo está ficando mais inteligente e afirmou que as empresas precisam acompanhar essa evolução para se manter dentro de um cenário de competitividade.

“Melhores resultados tendem a acontecer na colaboração entre o trabalho humano e o robotizado, com ética”, explicou Silvana. A coordenadora ainda compartilhou com a plateia reflexões do autor Kelvin Kelly, um dos mais influentes pensadores sobre as transformações provocadas pela tecnologia. “A finalidade da tecnologia é produzir bens e serviços, liberando o homem do trabalho braçal e repetitivo em troca do trabalho intelectual”, diz Kelly em um de seus livros publicados.

Ao longo dos três dias de evento, o Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, também colocou na pauta práticas para aumentar a produtividade para melhorar a indústria brasileira. Cícero Gulyas, supervisor de produtividade do Habitat Senai, fez reflexões sobre a baixa produtividade no Brasil e soluções práticas para reverter esse quadro.

Visita ao Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica

Além das palestras, alguns convidados que participaram do evento ViaSoft Connect 2022 conheceram a estrutura do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, localizado no Campus da Indústria. O IST-EQ foi avaliado pela Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, a mais renomada rede de pesquisa aplicada da Europa, e recebeu nota máxima.

“É uma alegria muito grande apresentar essa estrutura, desenvolvida e planejada com extrema dedicação, ao público que participou do evento. Este é o primeiro ISI do país a conseguir a nota cinco numa auditoria realizada pela Sociedade Fraunhofer. Isso mostra a nossa dedicação e também a maturidade que o nosso instituto possui, tanto em tecnologia quanto em equipe”, finaliza Lopes.