Senai e Secretaria da Infraestrutura firmam acordo para disseminar tecnologia BIM

Notícias28/01/2022
Termo pretende acelerar implantação do Building Information Modeling em obras públicas
Imagem sobre Senai e Secretaria da Infraestrutura firmam acordo para disseminar tecnologia BIM
O Senai Paraná e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) firmaram, nesta semana, em Curitiba, um termo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar e implantar a tecnologia BIM em projetos e obras públicas. O acordo prevê a promoção de ações conjuntas, como workshops e outros eventos, que possibilitem a troca de informações sobre contratação, gestão e fiscalização de contratos de serviços de engenharia licitados com exigência da tecnologia.
O Building Information Modeling é uma tecnologia cada vez mais utilizada em projetos de engenharia e construção civil. Sua grande vantagem é que oferece uma simulação completa do ambiente construído, além da análise e acompanhamento de custos e cronograma, permitindo um planejamento e execução mais eficientes da obra.
O Paraná tem se destacado, no cenário nacional, na aplicação da tecnologia e na geração de conhecimento sobre sua utilização. Por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, com sede em Ponta Grossa, a instituição é hoje uma das principais referências do país em termos de capacitação de profissionais e empresas para uso do BIM. Já o governo estadual tem avançado na aplicação da tecnologia em obras públicas desde 2019, quando foi instituída por decreto a Estratégia BIM PR. Recentemente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à SEIL, realizou a primeira licitação com exigência do uso do BIM para monitoramento do projeto.
Na assinatura do termo de cooperação, o secretário Sandro Alex, que comanda a SEIL, destacou que o Sistema Fiep, do qual o Senai faz parte, tem sido um grande parceiro do Estado no planejamento de ações para aprimorar a infraestrutura do Paraná. “Com esta nova parceria, trazemos algo moderno para a gestão pública, principalmente pela transparência e boa aplicação do dinheiro público na execução das obras que a tecnologia BIM possibilita”, disse. “O Paraná é um dos poucos estados que tem essa preocupação, por isso nos tornamos referência no país”, completou.
Por sua vez, o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, ressaltou que a entidade é parceira em ações que tragam benefícios para o Paraná. “O governo pode contar com o conhecimento de nossos técnicos em qualquer parceria que seja pelo bem do Estado”, afirmou. Ele acrescentou, ainda, que a união de esforços entre Senai e SEIL será importante para disseminar conhecimentos sobre o BIM não apenas entre servidores e técnicos de diferentes órgãos públicos como também entre empresários e profissionais da indústria da construção civil.
Além de Sandro Alex e Carlos Valter, também acompanharam a assinatura do termo de cooperação o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Luz Lopes, e o diretor geral do DER, Fernando Furiatti Saboia, entre outros representantes e técnicos do Senai e da SEIL.