Projeto do Senai no Paraná, Copel Distribuidora e PHUEL Smart Energy conquista terceiro lugar no Prêmio Cier de Inovação

Notícias16/12/2021
Iniciativa, que une Gestão pelo Lado da Demanda e Geração Distribuída na Mobilidade Elétrica, ganha bronze na categoria Digitalização
Imagem sobre Projeto do Senai no Paraná, Copel Distribuidora e PHUEL Smart Energy conquista terceiro lugar no Prêmio Cier de Inovação

O Senai Paraná, junto à Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy, spinoff da Motiva Mobilidade S/A, conquistou o 3º lugar nacional na categoria Digitalização do Prêmio Cier de Inovação, promovido pelo Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética RegionalBRACIER. As instituições ganharam o Bronze com o projeto de P&D Aneel “Módulo para Integração de Distribuidora de Energia Elétrica com Plataformas de Gestão de Energia pelo Lado da Demanda na Mobilidade Elétrica”.

O projeto, que teve início em dezembro de 2019 e segue em andamento, propõe uma ferramenta de Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) de baixo custo de desenvolvimento e implementação: o Módulo de Integração. O Módulo permite que Plataformas de Gestão de Energia que atuam diretamente na recarga de veículos elétricos dentro da Unidade Consumidora gerenciem as cargas móveis operadas no seu sistema, apoiada também em medições.

Nas subestações onde o Módulo atuará, sob o ponto de vista da operação de distribuição da rede elétrica, espera-se a redução da contratação de demandas em MegaWatts (MW), menos perdas e picos de demanda, redução das oscilações entre picos e vales de demanda. Outro ponto positivo da ferramenta é que o dashboard poderá auxiliar na gestão da contratação do Montante de Uso do Sistema de Transmissão (MUST), impactado futuramente pelo acréscimo de veículos elétricos e gerenciamento da demanda cuja subcontratação ou sobrecontratações podem causar grandes prejuízos financeiros.

“A partir da plataforma, a Phuel contribui para o uso da energia como combustível de uma mobilidade mais eficiente possível, gerando economia a proprietários dos veículos, frotas, estacionamentos e do setor elétrico" explica o líder de negócios da Phuel, Paulo Cesar Waidzik.

 O trabalho minimiza, através da Gestão pelo Lado da Demanda, a carga de pico, já que os consumidores finais são estimulados a transferirem os horários de consumo de energia a partir de tarifas diferenciadas. O projeto considera ainda tendências como a transição da mobilidade de veículos à combustão para os veículos elétricos, o crescimento da geração distribuída e a flexibilidade que a recarga de veículos elétricos traz, assim como os desafios que ela representa.

Para o engenheiro eletricista e gerente do projeto da Copel, Frank Toshioka, a Gestão pelo Lado da Demanda da Mobilidade poderá ajudar no surgimento de novas atividades e profissões. “Espera- se que o Módulo promova o crescimento sustentável da mobilidade elétrica. A expectativa é a redução da emissão de carbono, visto que, com a GLD, é possível incentivar as recargas a partir de energias renováveis.  E finalmente, a gestão de energia em horário de pico, proposto neste trabalho, reduzirá os picos energéticos, e consequentemente a redução da quantidade de energia advinda das usinas térmicas, mais poluentes que outras formas de geração elétrica”, esclarece.

Já Anderson De Souza Goes, analista de negócios do Sistema Fiep, diz que está contente com a conquista do 3º lugar do Prêmio, pois mostra o reconhecimento de um grande trabalho. “Realmente esse projeto tem alcançado feitos inéditos dentro do nosso Sistema, o que nos gratifica e motiva a buscar ainda mais soluções para a nossa indústria paranaense como um todo”, comemora. 

Saiba mais sobre o prêmio

O Prêmio CIER 2021 tem o objetivo de reconhecer projetos de inovação, em nível corporativo e/ou acadêmico, desenvolvidos pelos colaboradores das companhias atuantes nos diferentes segmentos do setor elétrico. A premiação segue a avaliação de uma comissão técnica de alto nível, composta por especialistas de diferentes instituições relacionadas ao setor elétrico, e aborda as categorias da digitalização, descentralização e descarbonização associadas à transformação digital, inovação tecnológica e Open Innovation.

* Com informações retiradas do site da BRACIER, disponíveis no site http://www.bracier.org.br/ em 24/11/2021.