A inovação pode mudar o mundo?

Notícias13/12/2021 - Atualizado em 16/12/2021
Tema é debatido no quinto episódio do Ligado na Indústria Tecnologia e Inovação
Imagem sobre A inovação pode mudar o mundo?

O Ligado na Indústria Tecnologia e Inovação chega ao último episódio do ano e traz uma reflexão: como será que estará o mundo daqui 20, 50 e 100 anos? Será que a inovação irá mudar a sociedade tanto quanto mudou nos últimos anos? Antonio Vazquez, diretor de mercado e inovação laboratorial da Hilab, Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, e Paulo Roberto Marangoni, gerente do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, falam sobre o tema e refletem sobre a importância de uma visão coletiva sobre a inovação.

Os participantes lembram de como foi desafiador inovar na pandemia e o quanto indústrias tiveram que se reinventar para acharem novas soluções para o consumidor. Como exemplo, Antonio Vazques conta sobre a importante jornada da Hilab e do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica na produção de exames para COVID-19 em tempo recorde. “Esse é um caso de sucesso, que eu não me canso de contar e dividir com as pessoas porque é um momento em que a gente coloca a inovação como meio maior para mudar a vida das pessoas da coletividade, (...) e mais uma vez: em um momento de necessidade, aonde pessoas do bem se juntam, em prol de resolver um problema maior que era da pandemia. Casos como este neste momento histórico, eles aconteceram de maneira exponencial no mundo, mas nós tivemos nossa contribuição e nos orgulhamos disso, porque muitas vidas foram salvas, muitas pessoas deixaram de se contaminar”, diz Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Também foi tema do podcast o consumo consciente e a importância das indústrias refletirem na inovação como meio e não como fim.

Ouça o episódio clicando aqui.