Startups podem se inscrever em desafios voltados ao agronegócio até o próximo dia 21

Notícias18/11/2021
Para promover inovação na agroindústria, Fundação Araucária, Governo do Estado do Paraná e Senai unem startups a indústrias do setor
Imagem sobre Startups podem se inscrever em desafios voltados ao agronegócio até o próximo dia 21

Startups terão a oportunidade de oferecer soluções na área de inovação para indústrias do agronegócio com a Chamada Agrotech PR. A iniciativa, que tem como objetivo fomentar a transformação digital em todo o Estado, é comandada pela Fundação Araucária, Governo do Estado do Paraná e o Senai no Paraná e o Senai Nacional, por meio da Plataforma de Inovação e recebe inscrições até 21 de novembro.

Na Chamada, as indústrias e startups selecionadas irão desenvolver projetos de transformação tecnológica no contexto do agronegócio, em um período de 12 meses, com apoio da rede dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. A iniciativa tem apoio da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Bosch e da Stihl. A chamada pública faz parte das ações do NAPI Startup Life, criado e implantado pela Fundação Araucária.

Além dos recursos disponibilizados de até R$ 2 milhões para o desenvolvimento dos projetos com os Institutos, as startups receberão mentorias e aceleração e até R$ 25 mil para custear horas da equipe técnica da startup. As empresas âncoras já foram selecionadas e agora as startups podem se inscrever nos desafios da ADAMA Brasil, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, De Sangosse Agroquímica, Frimesa Cooperativa Central, Pastifício Selmi, Prime Agro Produtos Agrícolas, Rumo Malha Norte, Tecverde Engenharia e Viasoft.

Para inscrições e mais informações, acesse o site da Chamada Agrotech.

Conheça os desafios das indústrias âncoras:

A Prime Agro Produtos Agrícolas tem o objetivo de criar um sistema computacional de planejamento e otimização de rotas e da capacidade por caminhão, com integração dos dados de monitoramento. O desafio é validar a execução das rotas propostas e tornar o sistema mais assertivo.

A Rumo Malha Norte, filial Curitiba, tem o objetivo de desenvolver duas soluções: estabelecer a origem dos produtos transportados via rodovia, proporcionando a criação de um mapa e relatório de áreas embargadas, juntamente com o detalhamento dos produtos e evidência de qualidade fornecida. E uma solução que promova o monitoramento em tempo real da capacidade de estoque de grãos em armazéns de terminais portuários, resultando em uma maior eficiência operacional na logística portuária.

A De Sangosse Agroquímica tem o objetivo de implantar as seguintes tecnologias: geolocalização de materiais no armazém, identificação de matérias por código de barras, movimentação de matérias com baixa por leitores de códigos de barras, entre outras soluções. 

A Viasoft precisa que seja desenvolvido um aplicativo com APIs de comunicação para sincronizar dados com performance quando tiver internet disponível, possibilitando ao engenheiro agrônomo ou técnico agrícola emitir o receituário agronômico, com assinatura digital.

A Tecverde Engenharia necessita substituir o barrote atualmente utilizado nos contrapisos por uma estrutura engenheirada, que possua o desempenho mecânico igual ou superior aos barrotes atuais, promovendo sustentabilidade ambiental e otimização dos recursos naturais e insumos.

A ADAMA Brasil, empresa do setor agroquímico, pretende desenvolver uma aplicação de realidade aumentada para uso em dispositivo Hololens, para suportar processos de inspeção/treinamento industrial, proporcionando a união da realidade física do usuário com o ambiente digital.

A Pastifício Selmi tem o objetivo de transformar resíduos de massas e biscoitos em biomassa para energia, por meio de briquetagem ou peletização, geração de biogás ou materiais substitutos para combustão em caldeira. 

A Frimesa Cooperativa Central busca por soluções que ajudem na tomada de ações preditivas, preventivas e corretivas, assim como a analisar dados de qualidade, utilizando hardwares e softwares para coleta e processamento de dados, programas de qualidade e sistemas associados a dashboards.

Por fim, a Cocari, Cooperativa Agropecuária e Industrial, precisa encontrar uma solução para monitorar toda a carteira da cooperativa, por meio de imagem de satélite, convertida em DVI: condições climáticas, estresse hídrico e alta temperatura.