Cultura de inovação nas indústrias e startups é tema do Ligado na Indústria Tecnologia e Inovação

Notícias16/11/2021
Edição contou com a participação de Sabrina Levinton, Fábio Solano Baptista e Fabricio Luz Lopes
Imagem sobre Cultura de inovação nas indústrias e startups é tema do Ligado na Indústria Tecnologia e Inovação

Manter uma equipe com olhar voltado para inovação é um desafio para a maioria das empresas. Um estudo do Instituto FSB, feito a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que 80% das indústrias brasileiras inovaram na pandemia e tiveram aumento de lucro, produtividade e competitividade em 2020.  Mas por que então, ainda há muitas indústrias que não inovam? A pesquisa apontou, ainda, que apenas 67% dos empresários respondentes da região sul fazem ou fizeram alguma inovação de algum processo produtivo ou produto em 2021. 

Na quarta edição do Ligado na Indústria Tecnologia e Inovação Fábio Solano Baptista, analista de estratégia e inovação da Frísia Cooperativa Industrial, Sabrina Levinton, consultora de PDI do Sistema Fiep, e Fabricio Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, debatem o tema e falam sobre cultura de inovação dentro de startups e do setor industrial.

No podcast, eles esclarecem que é possível criar, aos poucos, o hábito da inovação para aumento da competitividade. E, mais que isso: trazem a inovação como uma necessidade, e não mais um diferencial de mercado. Outro tema esclarecido foi equipes de inovação: há um formato ideal para gerar novos projetos, ideias e tecnologias? Que integrantes ter para alavancar a inovação dentro da indústria? Fábio Solano Baptista ainda explicou sobre a inovação na prática com o case de inovação na Frísia Cooperativa Industrial, que atua há quase 100 anos no agronegócio.

Ouça o episódio clicando aqui.