Paraná é o estado que mais capta projetos de inovação no país

Notícias24/09/2021
Plataforma de Inovação para a Indústria oferta programas e chamadas para promover inovação e pesquisa aplicada
Imagem sobre Paraná é o estado que mais capta projetos de inovação no país
O Senai do Paraná foi o que mais captou projetos de inovação e pesquisa aplicada em 2020 no país e continua repetindo a movimentação em 2021, pela Plataforma de Inovação para a Indústria, do Senai nacional. “A Plataforma é um instrumento essencial para o crescimento da área no país. No Paraná tem sido fundamental para que possamos potencializar a pesquisa aplicada dentro das indústrias. Estarmos entre os estados que mais participam e captam projetos de inovação sinaliza nossa capacidade de conexão com a indústria, de enxergar oportunidades de bons projetos e, principalmente, depois de aprovados, implantar esses projetos dentro da indústria”, comenta Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Com a ferramenta, o Senai colabora no financiamento de soluções inovadoras para a indústria, promovendo um modelo no qual empresas, startups e financiadores dividem os riscos e compartilham os ganhos. A instituição oferece, unindo pesquisadores, profissionais e colaboradores, infraestrutura adequada para promover inovação para a indústria e consegue entregar agilidade, da concepção à execução, focando apenas em processos que geram valor.

 “A inovação e a pesquisa aplicada fazem a diferença para a geração de valor agregado ao nosso produto, melhoram a economia, geram empregos. No Sistema Fiep, promovemos a inovação que está gerando valor na ponta, que está trazendo mais valor agregado ao produto da indústria de maneira muito pragmática e real”, analisa Fabrício.

Para 2021, o Senai nacional lança e alavanca cinco programas: o Startup.tech, que faz uma chamada para startups que ofertam soluções em demandas estratégicas das indústrias; o Missão Industrial, que traz os Institutos Senai de Inovação e Tecnologia para desenvolver projetos; a Chamada Paranaense de Inovação Industrial, que promove soluções regionais de inovação  e a Rota 2030, programa com foco no empreendedorismo industrial dentro do setor automotivo. Mais informações sobre estes e os demais programas do Senai estão na Plataforma de Inovação para a Indústria.