Workshop em Ciência de Dados: a transformação digital aplicada ao seu negócio

Notícias06/05/2021
Iniciativa tem como objetivo promover a aplicação de data science nas organizações, em produtos, serviços e processos
Imagem sobre Workshop em Ciência de Dados: a transformação digital aplicada ao seu negócio

Para incentivar a promoção da ciência de dados nas indústrias, o Senai no Paraná desenvolveu uma oficina corporativa sobre o tema. O Workshop em Ciência de Dados tem como objetivo promover a aplicação de data science nas organizações, em produtos, serviços e processos, apoiar as empresas na gestão de projetos de ciência de dados e incentivar investimentos em projetos com a tecnologia.

Neste formato, as turmas de profissionais de uma mesma empresa podem participar e contar com conteúdos personalizados e desenhados para a realidade de cada empresa. Ou seja, com insights que se aproximem da demanda de cada setor. No curso, serão explicados conceitos da ciência de dados para extração de conhecimento útil a partir dos dados, criação e avaliação de estratégias e propostas de negócios, compreensão das técnicas e algoritmos de mineração dos dados e análise de problemas de negócios centrados em dados.

O professor é Kleber Canuto, Doutor em Inovação e Tecnologia pela UFPR, Pesquisador e Coordenador de Projetos de Ciência de Dados e Desenvolvimento de Novos Negócios Digitais no Senai no Paraná, com mais de 15 anos de experiência em projetos de ciência de dados, já tendo atendido diferentes organizações do setor público e privado, nacionais e multinacionais.

Os interessados encontram mais informações aqui: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/industria40/workshop-ciencia-de-dados-1-36006-433591.shtml.

 Confira alguns dos conteúdos abordados no Workshop:

  • Pensamento Analítico de Dados

Irá introduzir os conceitos fundamentais de ciência de dados, as disciplinas componentes e o uso da ciência de dados como vantagem competitiva das organizações.

 

  • De Problemas de Negócios a Soluções de Ciência de Dados

Irá introduzir as etapas desde a estruturação da pergunta e planejamento de pesquisa até o processo de mineração dos dados e implementação do modelo.

 

  • Desenvolvendo Competências Analíticas

Trará um roteiro para aprimoramento das competências analíticas sobre a perspectiva do modelo DELTA (Dados, Empreendimento, Liderança, Alvo e Analistas).

 

  • Técnicas de Análise e Mineração dos Dados

Deve conceituar as principais técnicas de visualização, mineração e modelagem de dados, utilizando-se de exemplos práticos de desenvolvimento e validação de cada método.

 

  • Formatação de casos

Discussão e formatação de possíveis casos aplicados de ciência de dados na organização contratante.