Consultoria gratuita do Senai para cadeia automotiva proporciona ganhos mínimos de 20% em produtividade

Notícias28/10/2020
Iniciativa faz parte do programa Rota 2030 e oferece assessoria nas áreas de digitalização e manufatura enxuta
Imagem sobre Consultoria gratuita do Senai para cadeia automotiva proporciona ganhos mínimos de 20% em produtividade

Para apoiar as indústrias da cadeia automotiva a aumentarem sua produtividade, o Senai no Paraná oferece consultorias gratuitas de digitalização e lean manufacturing (manufatura enxuta), por meio do programa Rota 2030, na categoria Hands-on. As empresas que integram o primeiro grupo beneficiado pela assessoria do Senai, que teve início em agosto, já estão percebendo os resultados, com perspectiva de aumento de até 25% em sua produtividade. “Por meio do programa Rota 2030, conseguimos atender um importante segmento da indústria paranaense que é a cadeia automotiva, contribuindo para o desenvolvimento dessas empresas, para que obtenham melhores resultados”, comenta Felipe Couto, gerente de Consultorias de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep.

Com o Rota 2030, o governo federal isentou o imposto de importação de autopeças e, em troca, as indústrias depositam 2% do valor importado em um fundo que serve para custear as consultorias, além de oferecer outros benefícios para o setor automotivo. A grande vantagem do programa é que ele não se destina apenas às grandes montadoras, beneficiando também seus fornecedores, como explica Patrícia Martins, consultora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep. “A consultoria está disponível a indústrias de qualquer porte que façam parte até da terceira camada da cadeia automotiva. Esperamos a abertura de mais um edital, em breve, para contemplar ainda mais empresas que estejam interessadas em aplicar ferramentas da manufatura enxuta, ou queiram uma oportunidade para digitalização da sua produção, melhorando seus processos para fornecer para as grandes montadoras”, afirma.

Indústrias aprovam consultorias

As indústrias que integram o primeiro grupo do Rota 2030 no Senai Paraná, que teve início em agosto, já estão colhendo os resultados obtidos com as consultorias. É o caso da Ynowa, de São José dos Pinhais. Geraldo Takachi Kubo, supervisor de engenharia da Ynowa, afirma que os conhecimentos adquiridos na consultoria já estão ajudando a empresa a se recuperar do pequeno impacto que sofreu com a pandemia de COVID-19. “Temos certeza que o conhecimento que estamos adquirindo e as novas técnicas que estamos aprendendo vão nos trazer uma organização mais adequada e uma visão administrativa melhor. Como consequência, também teremos condições de oferecer um produto de melhor qualidade”, avalia.

Na MGL Mecânica de Precisão, de Cambé, a percepção é a mesma. “O Rota 2030 é um ótimo projeto, pois a cadeia automotiva é muito exigente. A metodologia lean manufacturing veio a calhar com o que precisamos e traz várias ferramentas que ajudam a enxergar todo o nosso processo por meio do mapa de fluxo, nos proporcionando a possibilidade de poder trabalhar nas melhorias contínuas no gargalo do processo com a ferramenta adequada. Com esse acompanhamento do ciclo de produção, fizemos modificações no layout de embalagens e, com o mesmo operador trabalhando em duas máquinas simultaneamente, estamos calculando um ganho de aproximadamente em 25% de produtividade”, explica João Marcelo Correia da Silva, Gerente da Qualidade da MGL.

Clique aqui para saber mais sobre o programa Rota 2030.