Institutos Senai de Tecnologia e Inovação recebem certificado de excelência em sustentabilidade e eficiência energética

Notícias08/07/2020
Unidades, localizadas em Maringá, desenvolvem projetos de pesquisa aplicada em parceria com indústrias de diversos setores
Imagem sobre Institutos Senai de Tecnologia e Inovação recebem certificado de excelência em sustentabilidade e eficiência energética

Inaugurado em setembro de 2019 o edifício localizado em Maringá, no Noroeste do Paraná, que aloca o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Engenharia de Estruturas e o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica, recebeu a Certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design - Platinum) da agência Green Building Council Brasil. Isto significa que foram utilizadas premissas de sustentabilidade e eficiência energética para a construção do prédio, bem como para sua operação.

Este é o terceiro edifício do Senai no Paraná a receber essa certificação - os demais são o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e a unidade Dr. Celso Charuri, ambos em Curitiba.

Os benefícios do LEED são econômicos, ambientais e sociais e entre eles estão a diminuição dos custos operacionais e dos riscos regulatórios, o uso racional e redução da extração dos recursos naturais, redução do consumo de água e energia, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade, além do estímulo às políticas públicas de fomento a construções sustentáveis, entre outras.

O edifício possui uma área total de 3.800 m², dos quais 800 m2 são escritórios e áreas comuns e os outros 3000 m2 são laboratórios. A infraestrutura conta com sistema de captação de energia solar com mais de 300 painéis fotovoltaicos, o que pode atender até 40% do consumo em períodos de maior incidência solar, bem como dispõe de um sistema de climatização de alta eficiência por recuperar calor dos ambientes e minimizar troca de calor com o meio externo. Conta também com o reuso de água pluvial nos banheiros e jardins, além de iluminação 100% em LED, ponto de recarga de veículo elétrico e intenso uso de iluminação natural.

Sobre os Institutos

O ISI Estruturas e o IST Metalmecânica são Institutos da Rede Senai de Tecnologia e Inovação que oferecem apoio técnico-científico para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para Indústrias por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) e pesquisa aplicada. O ISI Estruturas possui quatro plataformas tecnológicas: Simulação Computacional de Estruturas, Materiais Estruturais, Instrumentação e Sensoriamento e Desempenho Mecânico, enquanto que o IST Metalmecânica possui quatro plataformas tecnológicas: Simulação Computacional de Componentes, Design e Prototipagem, Processos Metalúrgicos e Controle e Automação.

Ambos os Institutos estão em fase final de implantação, mas já contam com equipe altamente qualificada, equipamentos de última geração em funcionamento e vasta experiência na elaboração e execução de projetos de inovação que atendem indústrias de todo o país.