Spray que protege superfícies da contaminação por coronavírus será desenvolvido pela TNS com apoio do Senai

Nenhum30/04/2020 - Atualizado em 04/05/2020
Projeto, que deve ser realizado em até seis meses, visa criar uma superfície de proteção com nanopartículas contra o SARS-CoV-2
Imagem sobre Spray que protege superfícies da contaminação por coronavírus será desenvolvido pela TNS com apoio do Senai

O contágio pela COVID-19 se dá através de pequenas gotículas do nariz ou da boca da pessoa infectada, que, após uma tosse ou espirro, pousam em superfícies e se tornam um perigo para todos ao seu redor. Pensando em soluções para diminuir essa forma de contágio, a empresa TNS Nanotecnologia se perguntou: e se as próprias superfícies possuírem a capacidade de eliminar o coronavírus SARS-CoV-2?

A ideia se transformou em projeto, que foi selecionado pela chamada “Missão contra COVID-19”, realizada em parceria pelo Senai, EMBRAPII e Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O produto já está sendo desenvolvido pela TNS no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba. “A ciência, tecnologia e inovação são as grandes respostas para situações complexas, de crise, como é o caso que estamos vivendo. O projeto do revestimento com nanopartículas antivirais é uma prova concreta da importância da aliança entre a pesquisa e a indústria na busca de soluções rápidas, eficazes e acessíveis”, afirma Filipe Cassapo, gerente do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

O revestimento antiviral para o combate à COVID-19 deverá ser de fácil manuseio e aplicação por spray, sem a necessidade de preparar a superfície previamente. Assim, pode ser usado em superfícies como maçanetas, mesas e bancadas, balcões de atendimento, corrimões de escadas e corredores, entre outros. No produto, serão utilizadas diferentes tecnologias para a ancoragem das nanopartículas de prata, tornando superfícies comuns em superfícies capazes de inativar o vírus. “O uso desse produto reduz a capacidade de transmissão do vírus. Além disso, pensando na usabilidade, levamos em consideração a importância de ser um produto não tóxico, que seja de fácil aplicação e acesso à população”, explica a pesquisadora Agne de Carvalho Jorge, responsável técnica pelo projeto no ISI Eletroquímica. O resultado deste projeto deverá ser entregue em seis meses.

equipe ISI Eletroquímica

Sobre a chamada Missão contra COVID-19

O Senai lançou a chamada “Missão contra COVID-19” como parte do Edital de Inovação para a Indústria. Com apoio da Embrapii e da ABDI, foram destinados R$ 20 milhões para projetos que ajudem a prevenir, diagnosticar e tratar a COVID-19. Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, explica que este é o momento de tomar todas as medidas que ajudem a minimizar o impacto do coronavírus: “O Senai tem como compromisso apoiar a indústria e todo o país. Assim, nos colocamos à disposição da sociedade incubando e ofertando estrutura, especialistas e financiamento para as iniciativas contra o coronavírus”.