Senai e Hi Technologies fecham parceria para aumentar produção de teste rápido para Covid-19

Notícias25/03/2020 - Atualizado em 26/03/2020
Hi Technologies receberá o apoio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica para potencializar testes, que poderão ser realizados em farmácias e hospitais em todo o país
Imagem sobre Senai e Hi Technologies fecham parceria para aumentar produção de teste rápido para Covid-19

Testes para diagnosticar o novo coronavírus em 10 minutos: este é o novo serviço do Hilab, laboratório da Hi Technologies, startup paranaense que receberá o apoio financeiro e de estrutura do Senai no Paraná. A proposta da Hi Technologies é uma das primeiras aprovadas pela chamada especial do Edital de Inovação para Indústria que apoiará projetos de diagnóstico, prevenção e tratamento à Covid-19. “O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica disponibilizará mão de obra de pesquisadores e especialistas, infraestrutura e apoio financeiro para potencializar a iniciativa da startup, adicionando ainda mais tecnologias e melhorando o teste com metodologias de pesquisa próprias”, explica Filipe Cassapo, gerente de Inovação do Sistema Fiep.

O Hilab é uma solução para exames rápidos e que já está disponível em farmácias de mais de 250 cidades brasileiras desde 2017. Após a coleta, a amostra é colocada em contato com os reagentes dentro de uma pequena cápsula, que é depositada dentro do dispositivo que cabe na palma da mão. O dispositivo, então, cria uma "versão digital" da amostra que é transmitida instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos em um laboratório físico, onde especialistas, que contam o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) própria, vão emitir um laudo em questão de minutos. O paciente recebe o resultado no smartphone via SMS ou email “Com a ascensão do novo vírus, aplicamos e validamos o teste para a Covid-19”, conta o CEO da startup, Marcus Figueiredo.

Os exames com foco no coronavírus deverão começar a chegar no mercado ainda nas próximas duas semanas. A velocidade de desenvolvimento e amplitude do serviço será possível com o aporte do Edital de Inovação. “Com o Edital, conseguiremos aumentar a capacidade produtiva da Hilab e a escala de produção exponencialmente. Dessa forma, conseguiremos ampliar o acesso aos exames para mais hospitais e governos e, consequentemente, mais pessoas”, completa Marcus.

Sobre a chamada “Missão contra COVID-19”

Para esta chamada do Edital de Inovação para a Indústria, o foco são propostas que tenham aplicação imediata e com resultados em até 40 dias envolvendo prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19. As empresas ião contar com a competência da Rede dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação. a relação de projetos aprovados pode ser conferida no site do Edital.