Um passo para a Indústria 4.0: Beckhauser busca mais produtividade e abre nova planta fabril em Maringá

Notícias24/02/2020 - Atualizado em 06/03/2020
A empresa contou com a consultoria do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica
Imagem sobre Um passo para a Indústria 4.0: Beckhauser busca mais produtividade e abre nova planta fabril em Maringá

Em um mercado em constante mudança, indústrias de todos os portes devem estar atentas à indústria 4.0, revendo processos e inovando para aumentar a competitividade. Ciente desta necessidade, a Beckhauser, com 50 anos de história e especializada em equipamentos para contenção de bovinos, realizou uma grande mudança. “Percebemos que, para continuar na vanguarda tecnológica, fazia-se necessária uma planta fabril mais moderna. Era preciso levar em consideração o desenvolvimento tecnológico de alto valor agregado para o agronegócio e o crescimento da empresa de forma constante e organizada”, conta Mariana Beckheuser, presidente da Beckhauser.

Para isso, a indústria contou com o apoio e consultoria do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica de Maringá. “A equipe do Senai realizou um levantamento de informações relativas à empresa, seus planos de expansão e objetivos de médio e longo prazo para delinear o projeto”, conta Lídia Gomes Mendonça, coordenadora de Tecnologia e Inovação no IST em Metalmecânica. “Assim, foram feitas análises críticas que permitiram tomadas de decisões mais assertivas para a Beckhauser.”

Os especialistas do Senai redesenharam o processo produtivo com foco nas novas tecnologias disponíveis no mercado, com alto nível de automação e novo maquinário, que leva em consideração a geração de dados para melhor gestão da produção.

Além do investimento em inovação, a Beckhauser aproveitou a oportunidade para trazer para o novo espaço questões relacionadas ao impacto ambiental e social, por meio da captação e uso de água da chuva e adoção da energia solar, por exemplo. Também procurou promover uma planta com um ambiente agradável para toda a equipe, considerando questões de ergonomia e saúde e segurança no trabalho. “A nova fábrica é a concretização de um sonho. Há anos sabemos que precisávamos de uma planta que atendesse melhor nosso fluxo de produção e perspectivas de crescimento do negócio. Ainda não estamos no nível de indústria 4.0, mas pensamos todo o projeto para esse próximo passo e pudemos contar com importante aporte de conhecimento técnico do time do Senai”, conclui Mariana. 

Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica de Maringá

Localizado em Maringá, IST em Metalmecânica faz parte de uma rede de sete institutos de tecnologia do Senai no Paraná, além de outros dois institutos de inovação, Hub de Inteligência Artificial e Centro de Mobilidade Sustentável. Por meio deste ecossistema de inovação, o Senai no Paraná objetiva apoiar as indústrias na modernização e atualização oferecendo soluções para promover a aplicação da tecnologia de acordo com as demandas de cada empresa.