HUB de Inteligência Artificial Senai firma parcerias para formação de novos profissionais

Notícias18/12/2019 - Atualizado em 30/03/2020
O Instituto Avançado de Inteligência Artificial (AI2) faz parte do seleto grupo de organizações parceiras e envolvidas na capacitação em IA
Imagem sobre HUB de Inteligência Artificial Senai firma parcerias para formação de novos profissionais

A inteligência artificial (IA) representa um dos grandes avanços da humanidade e já está presente em diversos meios de produção de pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo. Com a finalidade de qualificar novos profissionais na área, o HUB de Inteligência Artificial Senai, sediado em Londrina e com atuação nacional, firmou parceria com diversas empresas e instituições do país a fim de buscar novas possibilidades de desenvolvimento e aplicação de IA nos processos produtivos das organizações.

“Para acessarmos profissionais com comprovada experiência acadêmica e de projetos, fechamos uma parceria com o Advanced Institute for Artificial Intelligence (AI2) e, de forma conjunta, desenvolvemos o programa de Residência em Inteligência Artificial” informa Felipe Couto, gerente do HUB de Inteligência Artificial Senai. O AI2 foi criado em fevereiro deste ano e reúne pesquisadores de algumas das maiores universidades do país que atuam com inteligência artificial.

O programa de residência do HUB tem duração de 12 meses e alia a capacitação de profissionais para trabalhar com IA com a realização de provas de conceito em temas definidos por empresas patrocinadoras do Programa. “A abordagem inovadora do Programa consiste em atender de maneira simultânea, demandas reais de empresas e a formação de profissionais com prática da aplicação das técnicas de OCR, Visão Computacional, Data Science, Machine Learning entre outras.” Ao término do programa, o residente recebe o diploma de pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada à Indústria, pelas Faculdades da Indústria.

A primeira edição do Programa contou com o patrocínio de 13 empresas: Bosch, O Boticário, Unimed, Rumo Logística, Veltec Trimble, Cooperativa Integrada, Agrisolus, Sicoob, Farm Go, Cocamar, CNR, Acesso Digital e Q Expert.

O HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA. “Com a falta de profissionais no mercado brasileiro, sentimos a necessidade de criar um programa para capacitar novos especialistas na área, a fim de estimular a utilização de múltiplas tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria”,  acrescenta Couto. 

Residência em Inteligência Artificial 2020

As empresas interessadas em participar do programa de residência promovido pelo HUB de Inteligência Artificial Senai em 2020, podem realizar a inscrição entre os dias 9 de dezembro e 31 de março. Mais informações pelo whatsapp (41) 98850-9653 ou pelo formulário de contato 

hub inteligencia artificial senai equipe

Sobre o HUB de Inteligência Artificial Senai

Inaugurado em setembro deste ano na cidade de Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai tem atuação nacional com a missão de acelerar a adoção das novas tecnologias pelas das empresas brasileiras. O HUB atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil.