Sistema Fiep promove evento para fomentar mobilidade sustentável e inteligente

Notícias28/11/2019 - Atualizado em 19/12/2019
Durante o evento, e-Driving Day, especialistas da área apresentaram diversos modais elétricos e híbridos
Imagem sobre Sistema Fiep promove evento para fomentar mobilidade sustentável e inteligente

Curitiba, finalista do prêmio World Smart City Awards 2019, recentemente foi considerada uma das seis cidades mais inteligentes do mundo. Para fomentar novas ideias de mobilidade sustentável e inteligente, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, realizou a primeira edição do e-Driving Day. “No evento, pudemos proporcionar experiências de condução e pilotagem de veículos elétricos, híbridos e veículos leves para que as pessoas entendam como funciona e quais são as vantagens em termos de funcionalidade, conforto, bem como questões ambientais”, destaca Valério Mendes Marochi, coordenador técnico do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Sistema Fiep. 

Realizado no Campus da Indústria, com o apoio do Sindirepa (Sindicato das Empresas de Reparação de Veículo Paraná), o evento apresentou novidades de empresas e startups do setor, contando com a exposição de veículos, eletropostos, além de test-drive de veículos híbridos, elétricos e levíssimos. Na ocasião, os participantes do evento aproveitaram a oportunidade para compartilhar ideias e experiências. “Essa conexão entre os principais atores do segmento é muito importante para atingirmos qualidade e excelência, sempre buscando novas soluções”, completa Marochi.

Wilson Bill, diretor da Fiep e presidente do Sindirepa, também esteve presente no e-Driving Day e ressaltou alguns dos projetos encabeçados pelo Senai. “Temos vários projetos em andamento, como o desenvolvimento e melhoria de baterias com nanotecnologia, planejamento de conversão e teste de veículos em laboratório”, contou.

Celso Kloss, diretor superintendente da Paraná Metrologia e da Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) enfatizou a importância de se falar sobre a mobilidade urbana sustentável: “Novamente, o Sistema Fiep sai na frente na discussão de temas que caracterizam a inovação. Quando se fala em mobilidade urbana, migrando para a eletromobilidade, são vários aspectos envolvidos, então o evento foi uma das primeiras oportunidades de se começar a tratar efetivamente sobre temas impactantes como esse”.

Centro de Mobilidade Sustentável e inteligente

O Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Sistema Fiep é o primeiro do Brasil voltado exclusivamente ao desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana, com a finalidade de acelerar e modernizar as indústrias do país, capacitando profissionais por meio de cursos de curta, média e longa duração, além de cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

E-driving Day