Evento irá reunir proprietários de veículos elétricos para comemorar Dia da Eletromobilidade

Notícias16/10/2019 - Atualizado em 18/10/2019
Programação inclui exposição e carreata de veículos em Curitiba, no dia 19 de outubro
Imagem sobre Evento irá reunir proprietários de veículos elétricos para comemorar Dia da Eletromobilidade

Em comemoração ao Dia da Eletromobilidade, o governo do Paraná promoverá um encontro para reunir proprietários de veículos híbridos e elétricos, representantes de empresas e instituições ligadas à cadeia da eletromobilidade e demais interessados no tema. Como parte da programação, haverá exposição e carreata de veículos movidos a eletricidade, como carros, ônibus, motos, bicicletas e patinetes. O evento, que tem o apoio do Sistema Fiep e do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR), será realizado no dia 19 de outubro, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no endereço http://bit.ly/35EeD2T.

Durante o encontro, também será sancionada pelo governo do Paraná a lei que institui o Dia Estadual da Eletromobilidade, que será comemorado anualmente em 19 de outubro. No dia 25 de setembro, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba já havia aprovado, com unanimidade, o projeto de lei que estabelece o Dia da Eletromobilidade na capital paranaense. A data foi escolhida por coincidir com o Dia Nacional da Inovação.

O encontro de eletromobilidade encerrará a primeira edição da Semana Paraná Inovador, que teve início no dia 15 de outubro e conta com palestras, workshops, talkshows e pitchs de startups paranaenses. De acordo com o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, um dos organizadores do encontro, o objetivo é divulgar e fomentar a produção e utilização dos modais elétricos no estado. “A proposta é incentivar o uso individual, coletivo ou compartilhado de veículos híbridos e elétricos, e também envolver todos os agentes que fazem parte da cadeia. Lembrando que a eletromobilidade não consiste só no modal, ela envolve as baterias, a recarga, o fornecimento de energia, os eletropostos, a legislação específica entre outros aspectos” diz.

O Sindirepa-PR é uma das instituições que apoiam o evento e a criação do Dia da Eletromobilidade. Segundo o vice-presidente do sindicato, Sandro Cruppeizaki, “a eletromobilidade é uma tecnologia do presente e não mais do futuro e toda a cadeia deve estar preparada para essa realidade. Pensando nisso, o Sindirepa-PR está buscando parcerias com o Senai para ajudar na atualização e capacitação dos profissionais do setor”.  

Para o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Lopes, a eletromobilidade já é uma realidade em outros países e, no Brasil, o Paraná se destaca por ser o primeiro estado a contar com uma eletrovia e com um Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente. “Estamos inseridos num ambiente que se mostra favorável a essas transformações na mobilidade urbana. O Sistema Fiep está alinhado com as demandas mundiais e atua no desenvolvimento de novas tecnologias para o avanço do setor por meio do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente e do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica” explica Fabrício.

Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente

O Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Sistema Fiep é uma iniciativa que combina inovação, tecnologia e formação profissional, atendendo demandas acadêmicas, sociais e da própria indústria. Além de atuar em um pilar importante para a indústria automotiva, a capacitação de profissionais, o centro oferta serviços tecnológicos e de inovação para que as empresas possam se desenvolver no tema da eletromobilidade e ingressar em novos mercados.


Serviço

Dia da Eletromobilidade
Data: 19 de outubro de 2019
Horário: 9h às 15h
Local: Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico - Curitiba, PR
Inscrições: https://www.sympla.com.br/dia-da-eletromobilidade__673965