Nova estrutura Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica é inaugurada em Curitiba

Notícias02/10/2019 - Atualizado em 18/10/2019
Espaço de 2 mil m² fica no Campus da Indústria e amplia escopo de pesquisa e inovação aplicada com foco na indústria
Imagem sobre Nova estrutura Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica é inaugurada em Curitiba

O Sistema Fiep inaugurou, no dia 30 de setembro, um novo empreendimento de 26 mil metros quadrados, localizado da unidade Campus da Indústria, no Jardim Botânico em Curitiba. A estrutura abrigará as novas instalações do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica), um Centro de Formação Profissional – CFP Campus da Indústria, e o Colégio Sesi Internacional, de Ensino Médio e Fundamental. A obra financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi orçada em R$ 70,4 milhões de reais. Outros R$ 25,8 milhões foram aplicados na aquisição de equipamentos de alta tecnologia.

As novas instalações do ISI Eletroquímica terão 2 mil metros quadrados onde vão funcionar 14 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação aplicada, equipados com tecnologia de ponta. O espaço expande o escopo atual de atividades do Instituto, reforçando as relações da ciência e da tecnologia com foco no crescimento do segmento industrial. O portfólio inclui competências estratégicas em Eletroquímica para atender às demandas tecnológicas da indústria, por meio do desenvolvimento de produtos e processos inovadores de combate à corrosão, sensores eletroquímicos, baterias, tintas inteligentes e revestimentos industriais. A infraestrutura oferecida atenderá de forma direta os setores industriais de Óleo e Gás, Energia, Indústria Química, Produtores de Baterias, Automotivo, Metalmecânico, de Mineração e Construção Civil.

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica existe desde 2013 e foi o primeiro instituto de inovação do Senai a ser inaugurado no Brasil. Com infraestrutura laboratorial e de recursos humanos altamente capacitados, realiza pesquisas aplicadas à indústria, desenvolvendo projetos de alto impacto industrial, tecnológico e econômico. Homologado nacionalmente pela Embrapii –  a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, o ISI Eletroquímica comporta projetos de pesquisa para empresas sujeitas ao programa de investimentos em P&D da Aneel, ANP, Rota 2030, entre outros programas e fomentos à inovação.