Sistema Fiep apresenta projetos de pesquisa e inovação na 3ª Lignum Latin América

Notícias27/09/2019 - Atualizado em 18/10/2019
Principal evento da Semana Internacional da Madeira, o Lignum Latin America acontece entre os dias 11 e 13 de setembro, no Expo Barigui, em Curitiba
Imagem sobre Sistema Fiep apresenta projetos de pesquisa e inovação na 3ª Lignum Latin América

Entre os dias 11 e 13 de setembro, no Expo Barigui, o Sistema Fiep, por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Celulose e Papel, estará na 3ª Lignum Latin America, feira que reúne profissionais da área industrial madeireira e florestal. “Vamos apresentar soluções tecnológicas e os diversos projetos de pesquisa e inovação que são realizados pelo IST em Celulose e Papel com o objetivo ampliar a competitividade da indústria”, explica Carlos Alberto Jakovacz, gerente da unidade do Senai em Telêmaco Borba.

As novas instalações do Instituto foram inauguradas no início deste mês. A estrutura com mais de 2 mil metros quadrados se integra à atual, totalizando uma área de cinco blocos e mais de 6,7 mil metros quadrados. O espaço, localizado em Telêmaco Borba, é destinado a projetos de pesquisa e desenvolvimento de produto, consultorias em processos produtivos, desenvolvimento sustentável e aproveitamento de resíduos, além de ensaios e relatórios técnicos para o setor de celulose e papel.

No evento, o Sistema Fiep também apresentará para as empresas o Fórmula Senai, programa que reúne um conjunto de consultorias que visam impulsionar as micro, pequenas e médias indústrias paranaenses. “O objetivo é implementar ações que tenham grandes impactos, com resultados positivos nas nossas indústrias”, conta o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep, Rafael Trevisan. O Fórmula Senai trabalha em quatro linhas de consultoria: eficiência energética, manufatura digital, manufatura enxuta e gestão da inovação. As consultorias combinam metodologias eficazes com a expertise dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação para entregar resultados rápidos e retorno financeiro.