Paraná tem Programa de Residência em Inteligência Artificial

Notícias27/09/2019 - Atualizado em 18/10/2019
Sistema Fiep inicia programa voltado ao uso de tecnologia de dados no setor industrial
Imagem sobre Paraná tem Programa de Residência em Inteligência Artificial

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Senai, as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos. Uma delas é a ocupação de condutor de processos robotizados, cujo número de vagas deve aumentar em 22,4%. Essa demanda crescente tem pautado o desenvolvimento de novos cursos e capacitações nas unidades do Sistema Fiep. Em setembro, a instituição dá início à primeira edição do Programa de Residência em Inteligência Artificial. Gigantes da tecnologia como Microsoft, Google, Facebook, IBM e Uber já trabalham com programas próprios em IA para fomentar a capacitação e a contratação de profissionais especializados. No Brasil, o capital humano disponível na área ainda é insuficiente, especialmente para atuar no setor industrial.

Assim como em uma residência médica, o curso é baseado na aplicação das tecnologias de IA em casos reais de empresas parceiras. Os candidatos são profissionais recém-formados da área de Exatas, como Engenharias, Matemática, Estatística e Ciência da Computação. De acordo com Felipe Couto, gerente do HUB de Inteligência Artificial do Senai onde os residentes estarão alocados, “serão 12 meses de imersão em que esses profissionais poderão praticar técnicas de ciência de dados, machine learning, visão computacional, computação de alto desempenho, entre outras tecnologias de IA voltadas às necessidades das indústrias”. O programa também prevê a participação dos residentes em cursos e atividades de mentoria com especialistas. Ao término do projeto, o aluno será graduado pela Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada à Indústria, pelas Faculdades da Indústria.

Aproximação entre empresas e profissionais

A dedicação exclusiva da equipe de residentes criará um ambiente totalmente inovador. “Teremos empresas patrocinadoras no programa, que estarão junto da equipe no dia a dia. O trabalho será focado em experimentação, por meio de sprints: as ideias surgem, os projetos são criados e aplicados num curto período do tempo”, explica o gerente.

O programa do Sistema Fiep também será vantajoso para colocação profissional. Felipe Couto destaca que as empresas terão capital humano preparado de acordo com suas demandas. “Para os residentes, será uma excelente oportunidade de concluírem o programa demonstrando às empresas patrocinadoras mais que suas competências, os resultados de seu trabalho”, analisa.

Essa característica da iniciativa tem atraído o olhar de empresas dos mais diversos segmentos, como a Unimed de Londrina. Para aumentar a interação com o ecossistema de inovação e incrementar a oferta de serviços por meio de IA, a operadora é uma das parceiras do HUB. Omar Genha Taha, diretor-presidente da empresa, explica que a IA já é utilizada em alguns processos: “Temos um sistema que autoriza automaticamente alguns procedimentos e melhora a experiência de nossos segurados. Com os sprints do programa de residência na área, exploraremos novas ideias de projetos, buscando modelos alternativos além daqueles que utilizamos em nossos negócios”.

Fonte: G1 Paraná