Reduzir a pegada de carbono é prioridade para a RAC Engenharia

CASES18/12/2023 - Atualizado em 20/12/2023
No relatório de sustentabilidade do Grupo, desenvolvido em consultoria com o Centro de Inovação Sesi, também está incluso a análise do ciclo de vida dos empreendimentos, uso da tecnologia BIM e gestão eficiente de recursos naturais.
Imagem sobre Reduzir a pegada de carbono é prioridade para a RAC Engenharia

Atuar em conformidade com a responsabilidade socioambiental dentro das atividades que desempenha está entre um dos principais objetivos do Grupo RAC Engenharia. Por isso, este ano a empresa lançou o seu 2º Relatório de Sustentabilidade que, pelo segundo ano consecutivo, contou com a consultoria do Centro de Inovação Sesi.

 

O documento foi desenvolvido entre os meses de janeiro e dezembro de 2022 e tem como base a Norma Global Reporting Initiative (GRI), que identifica e mensura os impactos das empresas em relação a questões como aquecimento global, atendimento aos direitos humanos, desenvolvimento sustentável, entre outras ações realizadas.

 

De acordo com o relatório, a descarbonização tem sido um dos maiores desafios do grupo. No entanto, por meio da educação do mercado, da participação em palestras e eventos de inovação e de parcerias estabelecidas, a empresa tem buscado melhores soluções e tecnologias.

 

A exemplo disso está a BPRO, uma das empresas do grupo que, em 2022, evoluiu no desenvolvimento de projetos em BIM tornando o seu principal produto em projetos de alta performance. Desde então, a BRPRO tem como foco o aumento da eficiência energética e térmica e a otimização dos recursos.

 

Fiscalização de obra em BIM

 

Com a metodologia integrada em 2023, que foi uma das metas do relatório, há mais informações para facilitar a tomada de decisão e reduzir os ruídos de comunicação entre escritório e obra. Afinal, por meio de dados quantitativos confiáveis evita-se os desperdícios na compra de materiais.

 

O uso da tecnologia também rendeu reconhecimento à BPRO com resultados econômicos e de sustentabilidade da metodologia nos canteiros de obras. Esses impactos geraram uma economia de mais de 250 mil reais no ano.

 

Além disso, na ETE Atuba Sul, realizado pela RAC Infra, o relatório mostra que foi desviado aproximadamente 32.400 ton/ano de lodo que seria destinado para aterro sanitário. Isso equivale a 981 carretas cheias e uma redução de emissão de 36,26 ton/ano de CO2e.

 

 

Desempenho em Governança

 

A conduta transparente está entre os pilares da empresa e, em 2022, o grupo não recebeu nenhuma manifestação comprovada relacionada a casos de corrupção. Além disso, segundo o Índice de Percepção da Corrupção (IPC) -principal indicador de corrupção do mundo, a empresa não possui projetos nos 20 países considerados mais corruptos.

 

Para 2023, a meta estipulada pelo grupo foi aprimorar o Canal de Ética, com uma comunicação ainda mais transparente, por meio de um sistema totalmente anônimo e acessível a todos os colaboradores (próprios e terceirizados), a atualização do Código de Conduta e de Ética do grupo RAC, também está entre os objetivos traçados pela companhia.

 

 

Desempenho ambiental

 

Quando se fala em ações para a redução do consumo da água, a sede do Grupo RAC Engenharia é referência no gerenciamento de água e efluentes. De acordo com o documento, a autossuficiência hídrica foi conquistada com soluções que permitem que o edifício opere fornecendo água de qualidade e tratando todos os seus efluentes. Com isso, o grupo contribui diretamente para duas metas ODS6: reuso, reciclagem e redução do consumo de água.

 

Com relação à eficiência energética, a sede do Grupo RAC foi projetada com os conceitos de arquitetura bioclimática e energia renovável. No canteiro de obras são utilizadas placas fotovoltaicas nos refletores, bem como lâmpadas LED no canteiro de vivência, no setor administrativo e nas instalações elétricas provisórias. Por meio dessa e de outras medidas, a sede do grupo foi recertificada Lixo Zero em 2022, com 91% de desvio de aterros sanitários, atingindo o nível A do selo. 95% dos colaboradores alocados na sede participaram do treinamento, totalizando 240 horas de conscientização sobre o tema.

 

Desempenho social

 

A empresa realizou uma pesquisa de clima com os colaboradores e, com base nos resultados, foi estruturado o plano de cargos e salários, a partir do qual foram definidos critérios e competências técnicas comportamentais e organizacionais para cada departamento e cargo.

 

O processo de adequação e reorganização das equipes foi desenhado e estruturado ao longo deste ano. Além disso, a política de benefícios foi ampliada e foram acrescentados: convênio farmácia, redução da coparticipação, folga no aniversário, auxílio-mobilidade, saúde, mental e bem-estar, e convênios com plataformas de desconto.

 

O relatório também aponta que todos os colaboradores têm direitos iguais, sem distinção entre os salários de homens e mulheres em posições similares. Este ano, a meta traçada pela companhia foi ampliar o debate sobre as temáticas de diversidade e inclusão para promover um ambiente mais acolhedor.

 

 

Transparência e maturidade

 

Para Júlia Berticelli Basso, coordenadora de Sustentabilidade Corporativa do Grupo RAC, o desenvolvimento do relatório de sustentabilidade é um trabalho desafiador e compensador porque envolve toda a gestão dos indicadores.

 

“O relatório é motivo de muito orgulho porque reflete toda a transparência e a maturidade que a gente quer dar para essas temáticas. E contar com a parceria do Centro de Inovação Sesi para a validação quanto à aplicação da Norma GRI é um respaldo maravilhoso, porque é uma validação de que essas informações, esses indicadores, estão sendo respondidos na íntegra”.

 

De acordo com a profissional, todo ano, junto com o CIS, a companhia traça metas de como melhorar o relato para falar de sustentabilidade

de fato como a ampla vertente que ela é. “As pessoas às vezes relacionam o tema muito com o pilar ambiental, mas na verdade ele está na estratégia dos negócios. A gente está falando do impacto econômico, os desafios do mercado, de pessoas, então é um material muito rico em informações”.

 

Ainda sobre o documento, Júlia acrescenta: “Em 2022 nos comprometemos com o ODS 13, com a meta de descarbonização das nossas atividades. Então, para o próximo ano vamos contar mais sobre as estratégias que adotamos ao longo de 2023 para que essas ações tenham cada vez mais a escala do nosso negócio”, finaliza.

 

Para Fernanda Favoratto, consultora do CIS, acompanhar o processo de desenvolvimento do relatório e da evolução do grupo é gratificante. “A RAC é uma das poucas empresas do setor que divulga um relatório de sustentabilidade. Essa iniciativa traz mais transparência para os resultados ESG e confirma todos os compromissos assumidos pelo Grupo, mostrando que é possível adequar o negócio às práticas sustentáveis e às metas propostas pela Agenda 2023. Para nós, consultores do Centro de Inovação Sesi, é gratificante acompanhar essa evolução da empresa em prol de um mundo mais inclusivo, sustentável e justo.”