ENGIE Brasil Energia premia projetos de estudantes ligados aos ODS em parceria com o Centro de Inovação Sesi

CASES16/11/2023
Edição de 2023 do Programa TransformAção envolveu mais de 102 mil pessoas em prol de um mundo mais sustentável
Imagem sobre ENGIE Brasil Energia premia projetos de estudantes ligados aos ODS em parceria com o Centro de Inovação Sesi

A fim de estimular o protagonismo, a cultura do empreendedorismo e da consciência social de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares localizadas nos municípios lindeiros às Usinas Hidrelétricas de Salto Santiago e Salto Osório, a ENGIE Brasil Energia, em parceria com o Centro de Inovação Sesi, acaba de realizar a VI edição do Programa TransformAção: Transformando a Relação das Pessoas com a Energia.

No início do mês, aconteceu a avaliação dos projetos, todos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e finalistas de 2023 nas categorias 5º ano e turmas multisseriadas; 6º ano ao 9º ano; Ensino Médio; e Prosperidade Sustentável.

O programa acontece desde 2007, por meio da Consultoria Gestão dos Relacionamentos, do Sesi Paraná. O objetivo principal, é estimular o protagonismo de estudantes em iniciativas alinhadas com os ODS, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo foco é garantir um futuro sustentável ao planeta, com metas e indicadores específicos para cada pilar.

“Para nós, é uma alegria chegar à sexta edição do TransformAção. Um dos nossos compromissos, além da geração de energia, é atuar, por meio de parcerias, para transformar a vida das comunidades onde estamos inseridos, e sabemos o poder da educação nessa jornada. Essa é apenas uma das iniciativas que desenvolvemos, no âmbito educacional, para impactar diretamente a vida desses jovens e de suas famílias” destaca Paulo Feitosa, Gerente da Regional Rio Iguaçu da ENGIE.

No começo de cada ano, são organizadas capacitações com escolas, conduzidas pelo Sesi, para estimular o protagonismo de professores e diretores como agentes de transformação na sociedade. Além disso, a entidade também é responsável pelo engajamento com as Secretarias e Núcleos de Educação para a construção de parcerias e coordenação das avaliações dos projetos. O programa também amplia o diálogo com os públicos do Sesi, já estabelecidos socialmente por meio de programas de educação ambiental e relacionamento com stakeholders.

Ao todo, 101 escolas e colégios se inscreveram neste ano; totalizando 10.808 alunos envolvidos, 1.450 profissionais da equipe pedagógica, 15.872 pais e 74.242 pessoas da comunidade. São 102.377 indivíduos trabalhando por um mundo melhor.

Conheça os projetos vencedores:

USINA HIDRELÉTRICA SALTO SANTIAGO

5º ano e turmas multisseriadas

1º LUGAR - Escola Municipal Coronel Santiago Dantas, de Chopinzinho, com o projeto Sempre ao Seu Lado, que amplia o conhecimento que a criança tem com o mundo natural e animal, promovendo a conscientização de todos sobre o combate aos maus tratos e abandono dos animais.

2º LUGAR - Escola Municipal Padre Felipe, de Saudade de Iguaçu, com Motivo de Sobra: Reaproveitando Alimentos. O projeto visa melhorar a alimentação dos escolares por meio do reaproveitamento dos alimentos, da agricultura sustentável e das plantas alimentícias não convencionais.

3º LUGAR - Escola Rural Municipal Mário Bettega, de Chopinzinho, com Todos Nós Somos Peças Importantes, que promove a igualdade e conscientiza os alunos do pertencimento ao meio cultural no qual estão inseridos.

6º ano ao 9º ano

1º LUGAR- Colégio Estadual Gildo Aluísio Schuck, de Laranjeiras do Sul, com Tampinha Reciclada: Gratidão Compartilhada. O projeto objetiva educar, informar e promover participação dos alunos na seleção, coleta e descarte correto dos materiais recicláveis conforme suas categorias.

2º LUGAR - Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho, com Pomar na Escola: Rumo à Sustentabilidade, que melhora o ambiente escolar a partir da manutenção e ampliação do pomar para aproveitamento do espaço escolar, construindo uma sala ambiente (deck pergolado).

3º LUGAR - Escola Estadual do Campo Joaquim Nasário Ribeiro, de Rio Bonito do Iguaçu, com Outro Mundo É Possível: Revisitar o Passado e Transformar o Futuro Para Efetivar a Continuidade do Resgate Histórico da Comunidade Campo do Bugre, que transformar caixas de leite em isolantes térmicos para residências carentes dessa comunidade.

Ensino Médio

1º LUGAR - Colégio Estadual Profª Hercília F. do Nascimento, de Mangueirinha, com o projeto Inseticidas Naturais: Uma Alternativa para Uma Alimentação Mais Saudável, com a produção de inseticidas/repelentes a partir de produtos naturais com eficácia nas principais pragas encontradas em hortas orgânicas.

2º LUGAR - Colégio Estadual Ludovica Safraider, de Rio Bonito do Iguaçu, com Água: Matéria-prima da Vida, que instiga o trabalho coletivo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas significativos, como a irrigação sustentável e cultivo de plantas, por meio da vivência das etapas do método científico e integração de componentes curriculares.

3º LUGAR - Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho, com O Curso da Vida! Somos ODS Zero, que visa a construção de um barracão pedagógico mostrando o Rio Iguaçu, desde a sua nascente até a barragem de Salto Santiago.

Prosperidade Sustentável

1º LUGAR - Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho, com Renascer Para Transformar: Horto Florestal Santa Inês, para resgatar receitas que utilizem mel como ingrediente, para demonstrar que a agregação de valor nos produtos oriundos das abelhas sem ferrão e produtos que levem mel na sua composição, podem ser uma ótima fonte de renda para as famílias.

2º LUGAR - Colégio Estadual Marcondes Sobrinho, de Laranjeiras do Sul, com Em Busca da Sustentabilidade: Caminhos Possíveis que a Captação e Reutilização de Água, promovendo o uso consciente e racionalizado de água tratada, incentivando a utilização de águas pluviais e de reuso para o plantio, cuidado e irrigação de hortas domésticas.

3º LUGAR - Escola Municipal de Excelência, de Chopinzinho, com A Tecnologia e Seu Impacto na Sociedade, para conscientizar sobre o uso consciente e saudável da tecnologia e a importância do descarte correto dos objetos eletrônicos, pilhas e baterias.

USINA HIDRELÉTRICA SALTO OSÓRIO

5º ano e turmas multisseriadas

1º LUGAR – Escola Municipal Castro Alves, de São João, com Meu Cantinho Minha Vida Meu Direito de Viver, a fim de conscientizar os escolares e a comunidade que, por meio de ações inovadoras e sustentáveis, é possível transformar o mundo a partir do lugar onde se vive.                    

2º LUGAR – Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Lourdes, de São João, com Abraçando com Amor, que desperta nos alunos o desejo de serem pessoas atuantes na sociedade, com princípios humanos e solidários na busca de soluções para questões de urgência social.

3º LUGAR – Escola Municipal Cecília Meireles, de Quedas do Iguaçu, com Água: Fonte de Vida na Educação Ambiental, para descobrir as causas reais dos problemas com a poluição e a falta de água, percebendo as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza.

6º ano ao 9º ano

1º LUGAR – Colégio Estadual José de Anchieta, de Quedas do Iguaçu, com o projeto Olho, Penso Logo Faço! Compreendendo e praticando os ODS na comunidade por meio do protagonismo dos jovens, leva conhecimento sobre os ODS e pensa na importância de estimular que cada setor possa desenvolver ações sustentáveis para a melhoria da realidade na qual está inserido.                          

2º LUGAR – Colégio Estadual Imaculado, de Quedas do Iguaçu, com Luz na Passarela que Lá Vem Elas, a fim de reconhecer e fortalecer o papel da mulher na sociedade, mostrando o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros.                        

3º LUGAR – Escola Estadual do Campo Iolópolis, de São Jorge d’Oeste, com Coleta Solidária de Roupas e Alimentos. “Quem pode, doa; quem precisa, pega!” a fim de estimular a educação para a solidariedade, visando à construção de uma sociedade mais humana e participativa, em que as desigualdades sociais e os sofrimentos sejam diminuídos.

Ensino Médio

1º LUGAR – Colégio Estadual Padre Sigismundo, de Quedas do Iguaçu, com Empreendedorismo Sustentável: Práticas Aplicáveis nos Três Pilares da Sustentabilidade, para arrecadar recursos financeiros com um bazar beneficente para promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de crianças, idosos e pessoas com deficiência, sensibilizando a comunidade para as necessidades desses grupos e promovendo o engajamento cívico e a solidariedade.

2º LUGAR – Colégio Estadual Álvaro Natel , de Espigão Alto do Iguaçu, com Medicamentos Vencidos ou em Desuso, o que Fazer? Com o objetivo de orientar e incentivar a população espigãoense sobre o descarte correto dos medicamentos vencidos ou em desuso.

3º LUGAR – Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, de Quedas do Iguaçu, com Bem Viver, que visa promover a reciprocidade entre as pessoas, a convivência com outros seres da natureza e o respeito à terra por meio da agricultura sustentável e de mecanismos para melhoria da nutrição dos alunos e da comunidade.

Prosperidade Sustentável

1º LUGAR – Escola Municipal Carlos Gomes, de Três Barras do Paraná, com  projeto de Proteção, conservação de nascentes e matas ciliares e produção de fertilizante orgânicos conscientizando a comunidade local sobre a importância da preservação das nascentes e o descarte correto do lixo, apresentando compostagem como opção de aproveitamento do lixo para produzir adubos para canteiros e jardins.

2º LUGAR – Escola Alfa Ludi, de São João, com COOAL – Cooperativa Mirim Alfa Ludi, que visa a continuidade da Cooperativa Mirim, expandindo o conhecimento da existência, princípios e objetivos do cooperativismo para o município e escolares.

3º LUGAR – Colégio Cívico-Militar John Kennedy, de Quedas do Iguaçu, com Arborização no Meu Bairro: Desenvolvimento Sustentável e Reciclagem, para promover a conscientização sobre uso dos recursos naturais, espaços públicos sustentáveis, produção e consumo sustentável através arborização com espécies nativas, reciclagem e destinação correta de lixo eletrônico.

Para saber mais sobre as consultorias do Centro de Inovação Sesi acesse senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao/centro-inovacao