Conheça Lucas Garcia, responsável geral do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação

CASES11/11/2022
O Instituto fica em Londrina, mas presta serviços para indústrias de todo o país. Saiba mais!
Imagem sobre Conheça Lucas Garcia, responsável geral do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação

Filho de pai comerciante, Lucas Fernando Garcia cresceu em Cambé, na região metropolitana de Londrina, e começou a trabalhar aos 12 anos. Hoje ele é responsável geral do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, no laboratório de calibração, mas sua trajetória profissional começou em uma videolocadora de fitas VHS. Apaixonado por cinema, permaneceu nesse trabalho até os 18 anos quando iniciou a graduação em administração de empresas.

Já no segundo mês de faculdade começou a estagiar em uma indústria de autopeças no ramo automotivo na área de PCP e logística, momento em que ficou encantado com o funcionamento de uma indústria, sistema ERP, projetos, manufatura etc. “Com 3 meses de estágio fui indicado para uma vaga efetiva na área qualidade pelo gerente industrial da planta devido ao meu ótimo desempenho. Na área da qualidade foi amor à primeira vista, padronização, ferramentas da qualidade, auditorias, indicadores e foi neste momento decidi o direcionamento de carreira voltados na área da qualidade (Pós-graduação e MBA), explica Garcia.

Nesta mesma época conheceu o Senai e os profissionais do controle da qualidade e networking industrial que fizeram curso técnico no Senai, mas foi através de um projeto de inovação que ele pode conhecer efetivamente a instituição, “A experiência e avaliação não poderia ser melhor. Neste momento profissional criei como meta pessoal de um dia poder trabalhar nesta instituição, o sonho de um dia ser consultor, também motivado pelo meu mentor o então gerente industrial”, conta.

Em março de 2013 o sonho e meta pessoal de Lucas se realizou. Ele começou a trabalhar como responsável da qualidade no Senai Londrina com a missão de acreditar o laboratório de calibração junto a coordenação geral de acreditação do INMETRO (Cgcre). No mesmo ano já fomos avaliados e a acreditação foi formalizada no de 2014, também neste mesmo ano iniciei as atividades como consultor na área de qualidade e metrologia.

“Atualmente sou o responsável da qualidade do IST madeira e mobiliário laboratório de ensaios que foi acreditado pela Cgcre em 2020 e responsável geral do IST TIC laboratório de calibração que permanece acreditado desde o ano 2014, tenho muito orgulho em trabalhar no Senai Paraná, referência em tecnologia e inovação para indústria paranaense e sou muito grato em fazer parte deste time”, finaliza.

Conheça o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação.