Da marcenaria da família para o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário

CASES13/06/2022
Conheça a história do analista técnico Guilherme Quadri.
Imagem sobre Da marcenaria da família para o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário

A paixão pelo segmento surgiu quando criança. Guilherme Quadri é analista técnico do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e cresceu dentro de uma pequena marcenaria. Os pais eram dono do local e enquanto trabalhavam, ele e a irmã aproveitavam o espaço para brincar. Com o passar do tempo surgiu a curiosidade, que acabou se transformando em paixão.  

 “Eu era muito curioso e perguntava sobre todos os processos. Foi assim que eu acabei aprendendo a confeccionar algumas peças. Claro, meu pai auxiliava em todos os processos, mas os mais simples eu fazia sozinho e me divertia muito. Sempre admirei muito a profissão deles e hoje estou aqui, em um segmento muito semelhante”, contou animado.

 De estudante do Senai Paraná para técnico da instituição

Para chegar ao posto que ocupa hoje, a trajetória do Guilherme foi repleta de muito estudo, dedicação e trabalho. A carreira começou com o curso de aprendizagem em Marcenaria, realizado no Senai Paraná, em SJP. Durante este período, ele foi aprendiz em uma indústria moveleira da região e, logo após concluir o curso, foi escolhido para representar a instituição em 2009 na Olímpiada do Conhecimento Senai - modalidade de Marcenaria. O técnico, na época recém formado na área, ganhou medalha de ouro na etapa estadual, realizada em Londrina, e medalha de prata na etapa nacional Wordskills Americas, que aconteceu no Rio de Janeiro.

No mesmo ano, Guilherme já atuava como professor terceiro no Senai Paraná, onde aplicava aulas de marcenaria, e ao mesmo tempo estudava para se tornar técnico em Mecânica Industrial. Em 2010, a trajetória profissional dentro da unidade de São José dos Pinhais começou e em 2012 a graduação em Administração foi iniciada na Faculdades da Indústria.

 “Passei por outros setores ao longo desses anos. Entre 2013 a 2020, por exemplo, atuei como Responsável Técnico e da Qualidade. O laboratório era acreditado pelo INMETRO para atender a certificação compulsória de colchões. Em 2021 atuei na área de gestão de qualidade em outro Instituto da rede Senai Paraná e hoje sou responsável Técnico pelo laboratório de móveis do Centro de Tecnologia da Madeira. É uma longa trajetória dentro do Senai e eu tenho muito orgulho dela”, relembrou.

Além do trabalho técnico, Guilherme também realiza outros trabalhos na instituição. No começo deste ano ele foi convidado para implementar o Laboratório de Ensaios em Móveis, para avaliação de desempenho dos produtos nas normas e metodologias nacionais e internacionais. O projeto é desenvolvido pelo Senai Paraná em parceria com a empresa Madeira Madeira. Conhecimento que adquiriu ao longo da experiência profissional e dos estudos.