Consultoria do Senai aumenta 500% produtividade de indústria paranaense

CASES04/05/2022
Com melhorias, Simoldes Aços do Brasil teve um retorno anual de mais de R$ 167 mil
Imagem sobre Consultoria do Senai aumenta 500% produtividade de indústria paranaense

A produtividade das indústrias tem efeito direto nos resultados da companhia. Com o objetivo de otimizar a linha de produção, o Senai Paraná fez recentemente uma mentoria com a Simoldes Aços do Brasil, que tem processos de ferramentaria para moldes de injeção plástica, em específico partes internas e externas de veículos. Por serem fornecedores diretos da cadeia automobilística, a empresa se enquadrou na Rota 2030 e conseguiu, com o projeto, um aumento de produtividade de 500% no processo de fabricação, com aplicação do bujão de vedação da rosca. Foram implementados cinco projetos de melhoria, que geraram um retorno anual para empresa de mais de R$ 167 mil.

“No programa, foram aplicadas as ferramentas de Lean. Atingimos a melhoria da produtividade média mensal de horas gastas com retrabalho, ajudando também na redução de defeitos a serem detectados na bancada final. A elaboração de várias instruções de trabalho, com riquezas de detalhes para cada etapa do processo também foi de grande destaque e valia para o projeto, pois permite à empresa e seus colaboradores saberem exatamente a sequência de trabalho e os pontos mais importantes a serem cuidados para a produção com qualidade das peças”, explica Luiz Seemuller, do Senai Paraná.

Os moldes, por serem complexos, demandam muito tempo de fabricação. “Grande parte da leitura dos indicadores são feitos de forma manual em planilhas, como MS Project, por exemplo. Ali, eles realizam o controle de produção, mapeiam as entradas e saídas, quantidade de produção, tempo de parada, de operação etc.”, conta Seemuller. Os técnicos do Senai auxiliaram a empresa, então, a avaliar o lead time para conter problemas com atrasos e esperas no processo, tempos entre processos, tempos de set up e desperdícios de qualidade, para que não gerasse retrabalho e aumentasse o lead time total de produção, evitando aumento de custos industriais e financeiros. 10:20:08 AM

Nestor Zgoda, responsável pelo planejamento de produção da Simoldes Aços Brasil, conta que a instituição chegou no momento correto para orientá-los quanto às ferramentas. “O especialista do Senai Luiz Seemuller fez a leitura precisa da nossa necessidade e com toda a experiência conduziu os treinamentos e os processos de forma louvável. Hoje, mais do que poder mostrar resultados do programa, o Luiz deixou aqui uma semente, que espero poder regar, cuidar para que se transforme em uma árvore forte e grande e que traga belos frutos para essa empresa que é minha segunda casa”, diz Zgoda.

A consultoria aconteceu de novembro de 2020 a dezembro de 2021 e o sucesso, segundo Luiz, aconteceu por serem uma empresa que realmente abriu as portas para receber o conteúdo técnico e orientações. “Todo resultado vem via empresa e como a equipe da Simoldes interagiu e se dedicou, acabou dando ainda mais certo”, esclarece.