Tem Senai no Paraná em dose dupla no pódio do Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira

CASES15/10/2021
Adam Robô AI 4.0 e o Grandior Aura ficaram com o 1º e 3º lugares, respectivamente, em uma das mais importantes premiações nacionais de Design
Imagem sobre Tem Senai no Paraná em dose dupla no pódio do Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira

O Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, em Maringá, teve dois projetos vencedores 34° Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, um dos mais importantes do Brasil. Entre os mais de 430 inscritos, o Adam Robô AI 4.0 levou o 1º lugar, e o Grandior Aura, o 3º, ambos na categoria Eletroeletrônico. “Esse pódio vem para reafirmar o quanto a integração entre design e engenharia, que é a forma como desenvolvemos produtos no Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, se apresenta como um grande diferencial para as indústrias trazendo excelentes resultados”, afirma Lidia Gomes Mendonça, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto.

O Grandior Aura foi desenvolvido em parceria com a AMR Robotics e trata-se de um leito robótico pensado para minimizar os danos à saúde de pacientes que estão imobilizados em leitos de UTI. O equipamento tem diversas articulações, que podem ser acionadas para alterar a posição do paciente, ficando até na vertical, atuando na ergonomia cognitiva. Por conta da movimentação das articulações, faz também a fisioterapia passiva, inclusive de partes específicas do corpo. 

“O Grandior Aura é uma superação de engenharia e do design, exercendo com maestria a primeira lei da ergonomia: a melhor posição é sempre a próxima”, comenta Carl Kawasaki, designer de produto do instituto responsável pelo projeto. “Tivemos uma grande satisfação em trabalhar nesse projeto, podendo atuar diretamente em um equipamento com esse diferencial tecnológico e inovador para a área médico-hospitalar”, completa Juliano Coelho, líder de desenvolvimento de produto do IST em Metalmecânica.

Já o Adam Robô AI 4.0 é um projeto de redesign em parceria com a Prevention. Se a versão anterior fazia exames de visão com auxílio de um monitor, o novo robô realiza todos os exames de triagem inicial de pacientes, como audiometria, oximetria, medição da frequência cardíaca e de temperatura, usando tecnologias de IA (Inteligência Artificial). “Mais compacto e com display no próprio corpo, o que dispensa o monitor, o equipamento ganhou maior liberdade para chegar a lugares mais remotos”, afirma Carl. “A superfície contínua facilita a higienização e o formato seguiu funções ergonômicas, com angulação para atender de crianças a adultos”, completa. 

Carl conta que para chegar nesse resultado, o projeto foi esculpido à mão para então seguir para digitalização 3D, ser desenhado e chegar ao projeto mecânico. “Toda a validação foi feita em manufatura aditiva SLS e foram realizadas otimizações de componentes para redução de custos”, afirma.

Os autores dos dois projetos, pelo Senai, são: Carl Kawasaki, Juliano Coelho, Rafael Couto, Enrico Doherty Andrade, Felipe Martins De Oliveira, Thiago Oliveira da silva, Augusto Dias Siqueira, Bruno Villas Boas De Oliveira, Walfrido Nivaldo Barnack Filho, Andre Dias, Claudemir De Oliveira Jano, Lidia Gomes Mendonça e Adilson Joao Jenck.