ISI Eletroquímica desenvolve monitoramento de superfícies para controlar a presença de vírus nos ambientes

CASES09/08/2021
Ferramenta permite mapear locais contaminados e direcionar ações para enfrentamento da pandemia
Imagem sobre ISI Eletroquímica desenvolve monitoramento de superfícies para controlar a presença de vírus nos ambientes

Uma metodologia de monitoramento ambiental para auxiliar no controle da Covid-19 está em desenvolvimento no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), em Curitiba. A iniciativa consiste na avaliação periódica de fômites, nome dado para objetos ou superfícies que têm potencial de reter o vírus SARS-CoV-2 e causar contaminação. São coletados dados de fômites, ou seja, superfícies como mesas, cadeiras, elevadores, corrimão, entre outros, o que ajuda a mapear os riscos dos ambientes e monitorar o avanço da pandemia em espaços compartilhados, como indústrias, shoppings e academias.

 O principal destaque deste método é a maior praticidade para verificar o cenário de cada ambiente - nos testes tradicionais, com foco em pacientes, o contato com o vírus pode ter ocorrido até duas semanas antes dos sintomas. “O monitoramento ambiental é uma estratégia adicional no enfrentamento da pandemia. O teste periódico de fômites possibilita avaliar a eficiência dos protocolos de higienização de superfícies adotados pelas empresas”, detalha Paulo Marangoni, gerente do ISI-EQ.

O monitoramento ambiental permite avaliar as condições de higiene dos locais avaliados, o que, em algumas situações, pode otimizar a aplicação de exames RT-PCR.

Mais informações sobre o produto

Para as indústrias e instituições que se interessaram no produto, será realizado na próxima quarta (11), às 8 horas, via plataforma on-line Microsoft Teams, um evento com detalhamentos técnicos sobre o que seria a análise ambiental para COVID-19, com esclarecimentos de especialistas do Senai Paraná, demonstração da ferramenta e demais informações comerciais. Para participar, basta acessar este link no dia e horário do evento.

 

Sobre o ISI Eletroquímica

Criado em 2013, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) foi o primeiro instituto do Senai a ser inaugurado no Brasil. Com infraestrutura laboratorial e recursos humanos altamente capacitados, realiza pesquisas aplicadas à indústria, desenvolvendo projetos de alto impacto industrial, tecnológico e econômico. Atualmente, é uma unidade credenciada pela Embrapii, oferecendo atendimento nas áreas de Baterias, Revestimentos Inteligentes e Sensores Eletroquímicos. Também atua nas áreas de geração e armazenamento de energia; monitoramento e diagnóstico rápido para bioprocessos; e caracterização, monitoramento e controle da corrosão.