Startup Vidya se gradua da aceleração do Sistema Fiep e recebe investimento da Primatec

CASES10/11/2020
Empresa contou com apoio e mentoria do Sistema Fiep para ter seu projeto escalado e receber investimento dos maiores fundos de venture capital do Brasil
Imagem sobre Startup Vidya se gradua da aceleração do Sistema Fiep e recebe investimento da Primatec

A Vidya Tecnologia, empresa que oferece um software de digitalização e otimização da gestão de integridade de ativos, foi graduada no Programa de Aceleração do Sistema Fiep e recebeu aporte do fundo de investimentos da Primatec, um dos maiores fundos de venture capital do Brasil.

“O processo de aceleração da Vidya Tecnologia, iniciado em 2018, teve como diagnóstico inicial a necessidade de abertura de novos mercados. O objetivo maior da Aceleradora do Sistema Fiep é convalidar as soluções nas indústrias do Paraná, bem como contribuir com a geração de novos empregos e captação de recursos. Por meio do suporte recebido pela mentoria em Captação de Recursos para Projetos de Inovação do próprio Sistema Fiep, a startup conquistou um fundo de investimento, comprovando o sucesso de seu desenvolvimento dentro da aceleradora”, conta Priscila Tie Assahida, consultora de PDI da Aceleradora Sistema Fiep.

Gabriel Espíndola, consultor de marketing da Vidya conta mais sobre a empresa: “A Vidya é uma empresa comprometida em construir a nova era digital para as indústrias com plantas complexas como as de óleo e gás, mineração, papel e celulose, petroquímicas, siderurgia dentre outras, tudo isso a partir de tecnologias inovadoras como Digital Twin e Inteligência Artificial”.

A aceleração pelo Sistema Fiep veio para estruturar a operação da startup, canais, marketing e desenvolvimento de produto para tracionar o projeto. “O Sistema Fiep teve um papel crucial na captação de recursos, foi por meio da instituição que tivemos abertura de negociações”, corrobora Gabriel.

Foi com o apoio do Sistema Fiep que a Vidya teve aproximação com a Primatec. O processo de captação de investimento foi todo realizado e continua sendo apoiado pela Aceleradora Sistema Fiep. “A startup passou por todo o processo de investimento, valuation e análise contábil com apoio da equipe de consultoria, que participou de todos os pitches, reuniões de comitê, dando todo o suporte para a realização desse investimento. O trabalho foi validado e aprovado no final de 2019, e em 2020 a Vidya se graduou no programa”, conta Priscila.

Além da graduação, 2020 foi um excelente ano para a empresa. A Vidya foi aprovada nos editais de inovação da Petrobras, Vale, Ocyan e no edital da FINEP de tecnologias 4.0. “Para o futuro, ampliamos o nosso escopo de integridade de ativos e agora buscamos outros nichos como o de segurança operacional, vamos melhorar ainda mais a nossa presença no mercado de óleo e gás, seremos um dos principais agentes transformadores da nova era digital quando o assunto for gestão de integridade de ativos, além disso iniciaremos nossa expansão internacional”, comemora Gabriel.

Saiba mais sobre os projetos da Vidya desenvolvidos em parceria com o Senai e o Sistema Fiep.