Beckhauser: nova planta industrial com o olhar na indústria 4.0

CASES26/12/2019 - Atualizado em 13/05/2020
Projeto teve apoio do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica visando à contínua modernização da empresa
Imagem sobre Beckhauser: nova planta industrial com o olhar na indústria 4.0

Seguindo o plano estratégico de ampliar sua atuação no mercado nacional e modernizar seu modelo produtivo, a Beckhauser, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções para contenção na pecuária, buscou o apoio do Senai para a implantação de uma nova planta industrial que permitisse a contínua modernização da empresa, com o olhar na indústria 4.0.

A estratégia de mudança da fábrica, até então situada em Paranavaí, considerou a localização geográfica, a disponibilidade de capital humano qualificado e o acesso à tecnologia para o desenvolvimento de soluções em produtos e processos. Durante a identificação de potenciais cidades, a empresa optou por Maringá para a instalação da nova planta.

Segundo Mariana Beckheuser, presidente executiva da empresa, a busca pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, como parceiro para este planejamento, ocorreu porque Senai tem um histórico de atuação junto a indústrias no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. “A ideia foi contar com a equipe de consultores do Senai para apoiar e orientar o planejamento com foco no nível de modernização esperado para a nova fábrica, alinhado à necessidade produtiva e à disponibilidade tecnológica” explica Mariana.

Estudo de viabilidade

As atividades envolveram desde planos iniciais de estudo de layout até o direcionamento para célula automatizada, passando por discussões de manutenção de equipamentos e investimento em novas tecnologias. A equipe também ressaltou pontos de atenção para os mais diferentes desafios que determinadas escolhas poderiam apresentar e promoveu questionamentos para reforçar ou descartar determinadas escolhas.

Mais do que a capacidade produtiva da fábrica, o intuito com esse projeto é disponibilizar no mercado o que há de mais moderno em tecnologia de manejo para uma pecuária de qualidade, rentável e consciente de seu papel como produtora de alimentos para o mundo.

Sobre a Beckhauser

A Beckhauser desenvolve e industrializa soluções para o manejo racional de bovinos, buscando oferecer ao mercado ferramentas que ajudem no desenvolvimento de uma pecuária sustentável – que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando da segurança das pessoas e do bem-estar animal. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, além da linha de pesagem eletrônica.