Aldo: novas tecnologias para o setor fotovoltaico

CASES26/12/2019
Projeto do novo site foi realizado em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação
Imagem sobre Aldo: novas tecnologias para o setor fotovoltaico

A partir de um projeto de investimento em P&D, a Aldo Componentes Eletrônicos lançou o novo site Aldo 2020 (ou Aldo 4.0), por meio de uma parceria com o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, localizado em Londrina.

A distribuidora e fabricante de informática, drones e energia solar, tem como foco a comercialização para revendedores e instaladores. Para atender com mais agilidade e eficiência o público da empresa, o site foi totalmente reformulado, oferecendo uma melhor experiência de navegação e novas funcionalidades, como a Calculadora ALDO SOLAR. Essa ferramenta online possibilita que os revendedores dimensionem exatamente cada projeto fotovoltaico, com maior rapidez e assertividade. Também foi desenvolvida a Calculadora Solar Gamificada, voltada ao consumidor final, bastante intuitiva e divertida na experiência de consumo de energia.

A coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, Silvana Mali Kumura, ressalta a complexidade do projeto, que exigiu interfaces e integrações bastante robustas, além da atualização de toda a arquitetura de sistemas usada pela empresa. "Quando falamos do desenvolvimento desse portal, é importante entender que a Aldo atende a muitos revendedores e o site é o principal canal de comunicação e realização dos negócios" observa.

Parceria com o Senai

Silvana explica que a empresa procurou o Instituto por ser uma instituição credenciada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para prestar serviços para empresas que possuem o benefício da Lei de Informática em seus produtos. "Em 2012 começamos nossa parceria com a Aldo, que se fortaleceu nos últimos 2 anos. Hoje, também atendemos demandas de PD&I na área de TI" conta.

De acordo com Aldo Pereira Teixeira, CEO da empresa, a parceria com o Senai agregou ainda mais valor à operação da Aldo. "Com toda sua bagagem, o Senai conseguiu desenvolver em tempo recorde o novo site" ressalta.

Com a fase inicial do projeto já entregue, a equipe do Senai trabalha agora na homologação da fase 2, que prevê novas integrações e funcionalidades. "O site está sendo um sucesso e parte disso se deve à modernização nessa interface com o cliente" avalia Silvana.