Projeto Consórcio de Baterias Estacionárias

CASES19/12/2019 - Atualizado em 25/07/2019
Projeto reúne indústrias de baterias que, por meio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, irão desenvolver novas tecnologias para disponibilizar no mercado baterias mais eficientes
Imagem sobre Projeto Consórcio de Baterias Estacionárias

As tecnologias de armazenamento de energia, também conhecidas como Energy Storage, proporcionam mais segurança e eficiência no uso da energia, sendo aplicadas em indústrias, estabelecimentos comerciais, de serviços e também para integração com fontes de energia alternativas, como eólica e fotovoltaica. Atualmente, as baterias constituem a principal solução para o armazenamento energético e ajudam a suprir os períodos de intermitência ou uma eventual interrupção do fornecimento de energia.

Atento ao potencial do mercado e tendo em vista o aumento da competitividade das indústrias brasileiras, o Sistema Fiep lançou, em junho deste ano, o Projeto Consórcio de Baterias Estacionárias. Com o apoio do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, indústrias do setor se reuniram para desenvolver novas tecnologias a fim de disponibilizar no mercado baterias mais eficientes, com maior capacidade e durabilidade. “O ISI Eletroquímica é um importante agente de inovação para a indústria, especialmente tratando-se de energia. Aqui, procuramos desenvolver ciência e tecnologia nacional que se diferenciam pelo alto nível no uso de nanotecnologia, criando valor para a indústria brasileira”, explica Filipe Cassapo, gerente de inovação do Sistema Fiep.

Para Dayane Rosa da Silva, subgerente da empresa Bateria Cargo, que já participa de outros projetos em parceria com o Senai no Paraná, o Consórcio de Baterias Estacionárias é um momento oportuno para garantir o acesso da empresa a pesquisa e inovação. “Nós somos uma indústria pequena e o maquinário necessário para desenvolvimento, testes e produção necessitaria um investimento alto. Se não fosse por meio da parceria com o Senai e empresas do setor, o projeto seria inviável para nós”, conta.

Já a indústria de Baterias Marte participa do Consórcio pela primeira vez. O diretor de operações, Bruno Hohl, comenta que o mercado atual demanda tecnologias diferenciadas em baterias estacionárias. “Sabemos que a área de Energy Storage é uma tendência mundial, sem volta. Por isso, temos que estar preparados para aproveitar o mercado e colaborar com o desenvolvimento do nosso país”, analisa.

O Projeto Consórcio de Baterias Estacionárias conta com apoio de recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (Embrapii), do SENAI Departamento Nacional e do SENAI Departamento Regional do Paraná.