Refriko aumenta produtividade com uso de sensores

CASES13/12/2019 - Atualizado em 16/12/2019
Fábrica de bebidas de Cambé participou do programa Indústria Mais Avançada do Senai
Imagem sobre Refriko aumenta produtividade com uso de sensores
A fábrica de bebidas Refriko, que integra o Grupo RFK, localizada no Paraná, foi uma das 43 empresas que participou do projeto Indústria Mais Avançada, executado pelo Senai em 24 estados. O programa piloto é o primeiro a testar no país o impacto na produção do uso de ferramentas de baixo custo, como sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT). O objetivo do Senai é refinar um método acessível, de alto impacto e de rápida implementação, que ajude as empresas brasileiras de todos os portes e segmentos a se inserirem na Indústria 4.0.

O projeto foi realizado entre maio de 2018 e outubro de 2019 na linha PET da unidade da Refriko em Cambé. A indústria conseguiu elevar em cerca de 10% sua capacidade produtiva com o uso de sensores na máquina sopradora das garrafas em que as bebidas são comercializadas. O gerente industrial da empresa, Alex Caetano da Silva, conta que a tecnologia permitiu aos funcionários acompanhar se a máquina parou de funcionar e a quantidade produzida. “Toda a equipe conseguiu enxergar, em tempo real, o rendimento da linha e as pequenas paradas que antes passavam despercebidas no processo”, explica.

O gestor avalia como excelente o ganho obtido. “Tínhamos um rendimento da linha em torno 80%, que já era um rendimento alto. Com a ferramenta, atingimos hoje 90%, o que é um número extraordinariamente bom”, explica. Ele conta ainda que a empresa já buscava no mercado soluções para implantar a Indústria 4.0, mas esbarrava no alto custo dos pacotes disponíveis. O equipamento, em todas as empresas que participaram do programa, custou, no máximo, R$ 3 mil. “Pelo custo, qualquer pequena empresa que deseja ter um resultado bom em um curto espaço de tempo, deve investir”, afirma.

Também foi feita a qualificação e treinamento de operadores para o lançamento e análise dos dados, permitindo maior agilidade no processo de obtenção da informação e tomada de decisão.

Como funciona o sensoriamento

Os especialistas do Senai instalam sensores e coletores para a coleta e armazenamento dos dados. Em seguida, as informações são transmitidas para um software, que permite acesso aos dados de produção da máquina sensoriada. Por meio de tablets e celulares, os gestores podem acompanhar, em tempo real, o desempenho da linha de produção e, com isso, ter maior controle de indicadores do processo e antecipar-se a eventuais problemas.

Análise do Índice de Produtividade

Com a diminuição das paradas na linha de produção, percebeu-se que a produtividade obteve um aumento de 13,36% em relação à média de produção diária analisada inicialmente. Por ser uma linha automatizada, a redução dessas paradas proporcionou um aumento no volume produzido de mais de 17 mil unidades/dia.

Análise do Índice de Disponibilidade

O índice de disponibilidade analisado no início do programa estava sendo impactado por micro paradas existentes na linha ocasionada por equipamentos, bem como paradas consideráveis como setup e trocas ou regulagens que ocasionavam uma baixa disponibilidade. O uso da tecnologia de sensoriamento facilitou a tratativa destas paradas, com um aumento de 15,26% no índice de disponibilidade, impactando na produtividade e permitindo que a empresa utilizasse esse tempo em produção.

Plano de ação

O plano de ação proposto pela equipe do Senai em conjunto com a empresa pretende reduzir ou eliminar as paradas observadas na linha de produção, agindo sobre as causas levantadas: mão de obra, materiais e máquinas. 

  • Mão de obra: treinamento por meio da implantação de procedimentos.
  • Materiais: adotar um controle de qualidade de matéria-prima para evitar materiais que necessitem de ajustes ou apresentem problemas no processo, ocasionando paradas na máquina.
  • Máquina: ajustar o ritmo de produção da linha de acordo com o ciclo da máquina gargalo e o uso de sistema Andon para informar quando ocorre a parada e alertar para a resolução do problema.

fábrica refriko fábrica refriko embalagens
Linha PET da Refriko

Veja como o Senai pode ajudar a sua empresa a implantar a Manufatura Digital e se beneficiar com a Indústria 4.0.