Baterias Extranger:
Produto melhorado com nanotecnologia

CASES03/10/2019 - Atualizado em 16/01/2020
Imagem sobre Baterias Extranger: </br>Produto melhorado com nanotecnologia

O Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica realizou um projeto inovador, em parceria com a Baterias Extranger, para o desenvolvimento de uma bateria chumbo-ácido melhorada com o uso de nanotecnologia, a fim de atender a demandas apontadas pela empresa. As baterias chumbo-ácido são utilizadas em veículos e o projeto teve como objetivo aumentar a vida útil e qualidade elétrica do produto, por meio do desenvolvimento e da inserção de um aditivo de carbono nanoestruturado nas placas negativas da bateria.

A demanda surgiu a partir da implantação de sistemas mais avançados pelas fabricantes de automóveis, como o start-stop, que exigem uma bateria com melhor performance do que a convencional.

Durante a execução do projeto, a empresa pôde usufruir da infraestrutura, equipamentos de tecnologia, testes e toda a expertise do ISI Eletroquímica, para desenvolver as inovações nas baterias. O produto foi melhorado e agora a Baterias Extranger irá investir na capacitação técnica da equipe para reproduzir o resultado alcançado em escala industrial. Para o consumidor final, a bateria garantirá um maior valor agregado e com mais tecnologia embarcada.