Vidya:
Sensor de monitoramento de corrosão

CASES03/10/2019 - Atualizado em 16/01/2020
Imagem sobre Vidya: </br>Sensor de monitoramento de corrosão

A Vidya Tecnologia, startup incubada na Aceleradora Sistema Fiep, desenvolveu, em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, um sensor de monitoramento de corrosão para atmosferas controladas. A demanda de mercado observada foi que as empresas precisam ter um controle maior da qualidade atmosférica em determinados ambientes, como instalações industriais. 

O sistema funciona da seguinte forma: um sensor monitora contaminantes atmosféricos corrosivos, calcula a taxa de corrosão e emite um sinal ao software, que interpreta e fornece as informações sobre a qualidade atmosférica do ambiente. A solução de automação digital permite que as indústrias possam identificar o nível de corrosão de forma ágil e tomar ações imediatas que impeçam ou minimizem prejuízos. Existem no mercado outras formas de monitoramento de atmosfera, mas que passam por um processo demorado de coleta de amostras e análise laboratorial. O produto criado pela Vidya e o ISI Eletroquímica usa transmissão digital dos dados, que são analisados por parâmetros e padrões pré-estabelecidos, e o processo é feito em tempo real.

Indústrias de papel e celulose, petróleo e derivados, data centers, mineradoras, siderúrgicas, empresas localizadas no litoral, empresas que atuam com arquivo e documentação, estão entre as possíveis beneficiadas pelo sistema.