10º Desafio de Startups será realizado na maior feira tecnológica do Sul do Brasil

Notícias08/11/2019 - Atualizado em 12/11/2019
A Inventum, em Pato Branco, acontece entre os dias 08 e 13 de novembro
Imagem sobre 10º Desafio de Startups será realizado na maior feira tecnológica do Sul do Brasil

Entre os dias 08 e 13 de novembro, acontece a Inventum, a maior feira tecnológica do Sul do Brasil, realizada em Pato Branco. O Sistema Fiep é um dos realizadores do evento, que reunirá pessoas de diversas idades e formações para discutir tecnologias disruptivas no estado. “A Inventum tem como objetivo incentivar a ciência, inovação e tecnologia. É uma ótima oportunidade para fazer contatos, participar de oficinas, atividades e palestras, além de promover um estado mais competitivo por meio de uma educação de qualidade e pelo fortalecimento das relações com a indústria”, afirma Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep. 

10º Desafio Paraná de Startups

Durante a programação da Inventum, a Aceleradora Sistema Fiep promove o 10º Desafio Paraná de Startups, etapa seletiva para o 100 Open Startups, ranking que lista as 100 startups mais atraentes do mercado nacional dentro de cada área de atuação. As três startups melhores colocadas no Desafio terão a oportunidade de participar da Open Innovation Week 2020, com o subsídio do Sistema Fiep. “O Desafio Paraná de Startups reconhece e dá visibilidade para novos empreendimentos com soluções tecnológicas inovadoras. Desta forma, mobilizamos o ecossistema de startups e conectamos com investidores e grandes empresas para oportunizar negócios e parcerias”, conta Rafael Trevisan, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep.

A etapa final da décima edição do Desafio contará com vinte startups pré-selecionadas, que participarão de batalhas de perguntas e respostas, duelos e pitches. O público e uma banca de especialistas irão eleger as empresas mais inovadoras, com um negócio reproduzível, altamente escalável e relevante para o desenvolvimento do Paraná como vencedoras do 10º Desafio Paraná de Startups.

FLL e FTC

O Sistema Fiep também estará presente com a primeira seletiva regional do Torneio de Robótica – First Lego League (FLL). Com o objetivo de identificar problemas e propor soluções a curto prazo, bem como construir e programar robôs automáticos, os estudantes devem planejar, projetar, construir e programar robôs com a tecnologia Lego, desenvolvendo o trabalho em equipe.

Também acontecerá uma micro seletiva do First Tech Challenge, competição para jovens de 12 a 18 anos que mistura ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. “Tanto o FLL, quanto o FTC apresentam conceitos de programação, robótica e inovação, desenvolvendo skills de maneira lúdica e divertida. Assim, prepara os jovens para os desafios da Indústria 4.0 que deverão ser enfrentados em suas carreiras profissionais”, comenta Vanessa.

A Inventum tem participação gratuita e não precisa de inscrição prévia.

 

Inventum 2019

Data: 8 a 13 de novembro

Local: Centro de Eventos de Pato Branco

Endereço: Rua Benjamin Borges dos Santos, Bairro Fraron, Pato Branco/PR

https://inventum.org.br/