Foi um aprendizado sem igual.” É assim que Afonso Esteves Baptistella, hoje com 22 anos, resume a experiência que marcou o início da sua trajetória profissional.

Quando tinha 19 anos, Afonso decidiu participar do curso de curso de Aprendizagem em Auxiliar de Linha de Produção, no Senai em Santo Antônio da Platina, realizado em parceria com a Comtrafo, fabricante de transformadores elétricos.

O que ele não imaginava é que essa escolha seria o ponto de virada para sua carreira.

x

“A aprendizagem me possibilitou o contato com uma empresa de grande porte. Eu já havia trabalhado em empresas menores, mas nunca em uma indústria. Foi uma experiência que ampliou muito minha visão e meu conhecimento.”

x

Durante o programa, Afonso aprendeu desde o uso de ferramentas de medição até noções de segurança e legislação trabalhista. Um aprendizado completo que une teoria e prática, exatamente como a metodologia Senai propõe. “Além da parte prática, havia também ensino jurídico e conhecimento sobre riscos industriais. Foi um aprendizado geral da indústria”, relembra Afonso.

Da aprendizagem à efetivação

O desempenho e o comprometimento de Afonso chamaram a atenção da indústria. Em menos de um ano, o jovem passou de aprendiz no almoxarifado para assistente técnico da empresa — uma conquista que ele atribui à dedicação e ao aprendizado recebido no Senai.

x

“Com o conhecimento que tive na aprendizagem, consegui ser promovido rapidamente. Uma coisa levou a outra. Quando você se dedica, tem foco e comprometimento, as oportunidades aparecem.”

x

Aprendizagem: um passaporte para o futuro

Mesmo tendo seguido novos caminhos profissionais, Afonso reconhece que o Senai foi fundamental para abrir portas.

x

“A aprendizagem em parceria com a indústria agrega conhecimento teórico e prático e permite que o jovem entre em contato com empresas de grande porte. Isso conta muito no currículo e gera novas oportunidades.”

x

Atualmente cursando Direito, ele planeja seguir na área jurídica, mas leva consigo as lições aprendidas no ambiente industrial.

x

“Meus planos são continuar aprendendo e crescer na carreira. A aprendizagem me ensinou a ter disciplina, foco e responsabilidade. Isso vale para qualquer profissão.”

x

Um conselho para quem está começando

Afonso deixa uma mensagem para outros jovens que sonham em construir uma trajetória de sucesso:

“Não percam essa oportunidade. A aprendizagem do Senai realmente abre portas. Se você se dedicar e tiver comprometimento, as oportunidades virão.”