Os modelos eletrificados, veículos elétricos e híbridos, são carro menos poluente e cada vez mais começam a se apresentar como uma verdadeira oportunidade de mudança de mindset, também com foco na mitigação das mudanças climáticas globais. Afinal, os automóveis são os principais emissores de gases poluentes, extremamente nocivos ao meio ambiente e à saúde. 

Em termos de mercado, o total da frota nacional de leves eletrificados chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil até o final do mês de julho deste ano em todo o território nacional, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

Assim como o aumento na frota de veículos eletrificados, cresce em igual proporção a busca por profissionais habilitados para trabalhar não apenas nas linhas de frente das montadoras, mas, também, no setor da reparação automotiva. 

Antevendo a demanda por mão de obra qualificada no segmento da eletromobilidade, tanto dentro da indústria quanto no mercado de reparação, o Senai Nacional está buscando por meio das parcerias e certificações internacionais, qualificar replicadores e preparar a infraestrutura das escolas de forma proativa e estratégica. 

Dentre as ações, no final do primeiro semestre deste ano o nosso Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente (CMSI) localizado no Campus da Indústria, em Curitiba, sediou a 1ª Certificação Técnica Internacional em Alta Tensão Veicular (EV HV Safety Technician Level III) do Brasil. 

O treinamento, promovido pelo Instituto alemão TÜV Rheinland em parceria com o Senai Nacional e a empresa alemã GIZ, é subdividido em três níveis e está relacionado à formação de replicadores no tema da alta tensão veicular, possibilitando ao Senai Paraná oferecer esse tipo de capacitação para o mercado. 

“Este tema é muito estratégico para nossa instituição, pois posiciona o Senai Paraná na vanguarda do cenário de sustentabilidade e mobilidade elétrica. A capacitação de nossos técnicos de ensino é o ponta pé inicial para replicarmos este conteúdo com as indústrias do Estado, sempre em parceria com os sindicatos que representam a categoria”, diz Mário Rafael Calzavara, Coordenador de Educação Profissional do Senai Paraná. 

Sobre o Programa de Certificação: 

O programa de certificação de replicadores, por meio da parceria Senai/GIZ/TÜV, foi iniciado em 2021 com uma primeira rodada híbrida (níveis 1 e 2 em formato online e nível 3 presencial), da qual participaram 15 técnicos do Senai de diversos estados, tendo sido certificados 10 deles em nível 2, e três deles até o nível 3 em Zaragoza (Espanha), em novembro de 2021.  

Já na segunda edição do Programa, realizada presencialmente em maio deste ano no CMSI do Senai Paraná, em Curitiba, o treinamento foi ministrado pelo especialista inglês Andy Latham. Foram certificados 13 técnicos nível 3, com práticas e manobras de bloqueio da alta tensão, remoção de pack de bateria e testes de componentes de propulsão elétrica. 

Como desdobramento da certificação internacional, o Senai Paraná, por meio do CMSI lançou, no final do mês de junho, em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), a “Trilha de Capacitações em Eletromobilidade”, para capacitação de profissionais de empresas e indústrias que já trabalham ou pretendem trabalhar com veículos híbridos e elétricos. 

“Para além da preparação de mão de obra, o CMSI tem como objetivo promover e suportar a transformação técnica, cultural e intelectual, tanto da indústria quanto da sociedade, que acelere e pavimente o futuro da mobilidade sustentável no estado e no país", diz Valério Marochi, supervisor do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Senai Paraná. 

 

Sobre os parceiros do Programa de Certificação:

Fundado na Alemanha em 1872 com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, TÜV Rheinland é um órgão de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamento, que tem se especializado em todos os tipos de serviços relacionados à qualidade, segurança técnica e de proteção dos profissionais e do meio ambiente em todo o mundo. 

A GIZ, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, é uma empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável. O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, além de temas como formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima. 

 

Sobre o Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Senai Paraná:

O CMSI foi inaugurado em outubro de 2018, sendo o primeiro centro de referência no Brasil na temática da eletromobilidade. Seus principais objetivos são suportar e difundir a evolução da mobilidade sustentável, a sua interação com a infraestrutura, as fontes de energia renováveis e com as tecnologias de conectividade. 

Dentre as ações realizadas pelo CMSI estão palestras, workshops e cursos rápidos voltados para a temática da eletromobilidade e energias renováveis, abordando de forma ampla temas como impactos ambientais e eficiência energética dos meios de transporte alternativos e eletrificados, bem como a montagem e reparação de veículos híbridos e elétricos.