O Paraná é o estado que mais emprega no setor automotivo e de reparação de veículos na Região Sul. Ao todo, são mais de 60 mil postos de trabalho ocupados no setor, em mais de sete mil empresas especializadas, segundo dados de 2020 e 2021 da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Somente o setor de reparação automotiva responde por quase 23 mil empregos em 6.500 estabelecimentos do Paraná, superando as vagas geradas nos estados vizinhos (SC: 5.724 e RS: 5.144). 

Quando falamos de setor automotivo falamos também de veículos híbridos e elétricas que, cada vez mais, se mostram presentes no mercado local e, em igual proporção, os profissionais que trabalham com a reparação automotiva começam a perceber a necessidade de um aperfeiçoamento e qualificação profissional voltada exclusivamente para o mercado da eletromobilidade. 

Atento a este movimento de mercado, o Senai Paraná, em parceria com Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), organizou a “Trilha de Capacitações em Eletromobilidade” para capacitação de profissionais de empresas e indústrias que já trabalham com este tipo de veículo. 

“Podemos afirmar que esta Trilha de Capacitação é uma necessidade para o setor de reparação automotiva, ampliando conhecimentos e habilidade para executar serviços nos veículos híbridos ou híbridos, levando em consideração, principalmente, o fator da segurança para os usuários deste tipo de transporte”, diz Wilson Bill, presidente do Sindirepa-PR e coordenador do Grupo de Trabalho Recursos Humanos, do Conselho Setorial Automotivo da Fiep. 

A Trilha de Capacitações em Eletromobilidade, que é composta pelos cursos de Introdução a Eletromobilidade; Segurança em Eletrificação Veicular; e Manutenção Básica de Veículos Híbridos e Elétricos, será ofertada pelo Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente (CMSI), no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, para filiados e não filiados ao Sindirepa-PR. 

“O setor automotivo vem passando por uma profunda transformação, pautada nas tendências tecnológicas e ambientais, tanto nos processos de fabricação quanto nos veículos, demandando ações como investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e capacitação de recursos humanos. Para tanto, dentre as principais temáticas, a modernização dos processos de manufatura por meio dos conceitos da indústria 4.0 é imprescindível”, diz Valério Marochi, supervisor do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Senai Paraná. 

Para participar, os interessados devem entrar em contato diretamente com o Sindirepa-PR por meio do telefone (41) 9 9726-0509 ou pelo e-mail sindirepa-pr@sindirepa-pr.com.br. 

 

Palestra sobre veículos híbridos e elétricos abriu o lançamento da Trilha de Capacitação 

Na noite desta quinta-feira, 23 de junho, o presidente e o vice-presidente do Sindirepa-PR, Wilson Bill e Sandro Cruppeizaki, ao lado de empresas de reparação associadas ao sindicato, participaram do lançamento da Trilha de Capacitação em Eletromobilidade no Centro de Mobilidade do Senai Paraná, no Campus da Indústria em Curitiba. 

Com o tema “Veículos híbridos e elétricos: primeiro contato”, o supervisor do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente do Senai Paraná, Valério Marochi, conversou sobre a temática envolvendo os veículos híbridos e elétricos demostrando, na prática, conceitos e práticas por meio de uma visita guiada ao CMSI. 

“Antecipando tendências, o Senai Paraná foi pioneiro no país ao inaugurar, em outubro de 2018, o Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente (CMSI), que tem como proposta de valor tornar-se referência em mobilidade sustentável, tanto no aspecto educacional quanto no desenvolvimento de soluções inovadoras junto à indústria e à sociedade por meio de PD&I”, explica Marochi. “Para além da preparação de mão de obra, o CMSI tem como objetivo promover e suportar a transformação técnica, cultural e intelectual, tanto da indústria quanto da sociedade, que acelere e pavimente o futuro da mobilidade sustentável no estado e no país", acrescenta. 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento. 

 

SERVIÇO: 

“Trilha de Capacitações em Eletromobilidade” 

  • Introdução à Eletromobilidade 

Período: 11/07 a 15/07 

Horário: 19h30 às 22h30 

  • Segurança em Eletrificação Veicular 

Período: 18/07 a 21/07 

Horário: 19h30 às 22h30 

  • Manutenção Básica de Veículos Híbridos e Elétricos 

Período: 29/08 a 05/09 

Horário: 19h30 às 22h30 

Para participar, os interessados devem entrar em contato diretamente com o Sindirepa-PR por meio do telefone (41) 9 9726-0509 ou pelo e-mail sindirepa-pr@sindirepa-pr.com.br. 

As aulas serão ministradas no Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente (CMSI) do Senai Paraná, no Campus da Indústria do Sistema Fiep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba).