Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O currículo é a carta de apresentação de um candidato a uma vaga de trabalho. Por um longo período, os cursos técnicos não eram um grande destaque nos currículos. Isso porque eram considerados os “planos b” de todo mundo e o que mais importava era ter um curso de graduação. Os profissionais que tinham ido para a faculdade eram mais reconhecidos no mercado.

Os cursos técnicos eram envolvidos em alguns mitos, como o que apregoava que os alunos eram preparados para trabalhos repetitivos ou pouco criativos e que a remuneração era sempre menor.
Mas os tempos mudaram. Nos dias de hoje os cursos técnicos estão em alta e ter um no currículo é sinônimo de qualificação e empregabilidade.
Veja aqui, de forma resumida, alguns mitos e verdades sobre a importância de um curso técnico no currículo.
Mitos:
Verdades:
Opinião de especialistas
“O curso técnico busca formar de acordo com as necessidades do mercado. As próprias indústrias levantam o perfil do trabalhador e essa formação não está focada apenas nas capacidades técnicas, mas também nas capacidades de gestão, o que dará ao profissional a possibilidade de atuar como gestor de sua área”.
Érica Luz de Souza, da área de Educação Profissional. Ela acredita que a formação em um curso técnico é voltada para a resolução de problemas reais.
“O curso técnico prepara o aluno para o que a empresa precisa, como por exemplo, o trabalho em equipe, postura e ética, disciplina, perfil empreendedor. Em muitos casos, esse perfil coincide com o que é necessário para assumir alguns cargos de gestão dentro da empresa”.
Essa é a opinião do coordenador de Educação Profissional, Claudio Alves Batista.
Demanda em alta
Estudos da Confederação Nacional da Indústria apontam que 70% dos alunos de cursos técnicos terminam a formação com empregos garantidos. Todos os anos o Senai qualifica centenas de estudantes com cursos voltados ao exercício de uma profissão e ao empreendedorismo, reconhecendo as necessidades da indústria e atuando em conjunto com elas para fazer a diferença no desenvolvimento da sociedade.
Neste ano de 2016, a instituição foi reconhecida pela ONU como uma das três principais instituições educacionais do Hemisfério Sul.
Quer saber mais?
Conheça os cursos ofertados, conteúdos e cidades onde eles ocorrem aqui.
Conteúdos Relacionados
|
|
|
| |
Quiz: Fazer um curso técnico é bom ou ruim para o currículo? |