Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Curso técnico... ou de graduação? Cada uma das escolhas tem as suas vantagens! Uma das maiores diferenças entre eles é a duração. Os cursos técnicos duram de um a dois anos, ao passo que um curso universitário vai dispender de quatro a seis.
Mas se você está pensando em mudar de área ou então quer entrar logo no mercado de trabalho, vale a pena pensar em um curso técnico. Esses cursos preparam os alunos para as vagas que exigem profissionais mais especializados. E por darem mais foco à prática e à experiência profissional, normalmente possuem um alto grau de empregabilidade.
Abaixo, 5 dicas que podem te ajudar a decidir por um curso técnico:
1.Avalie o seu perfil
Se você já sabe que carreira quer seguir, ficará mais fácil escolher. Mas, muita gente se sente inseguro com tantas opções de cursos ou se sente atraído por muitas áreas diferentes ao mesmo tempo, e não sabe para que lado seguir. Se você é uma dessas pessoas, faça uma lista das atividades de que gosta, assim como de seus pontos fortes e de suas fraquezas. É pra lá de importante ter claras suas preferências. O próximo passo é conhecer os cursos existentes.
2. Pesquise os cursos
Pesquisar os cursos técnicos disponíveis é outra etapa relevante. Sabendo quantos e quais existem nas áreas que interessam, será mais fácil apontar aquele com o qual você se identifica melhor. Também é importante avaliar a instituição, o currículo e até as condições de pagamento do curso.
3. Determine a área
As opções são muitas e nas mais variadas áreas. Mas entre os cursos técnicos mais procurados nos últimos anos estão os que abrem as portas da indústria. O que elas mais precisam é de trabalhadores qualificados. Pessoas criativas, empreendedoras e com conhecimento técnico. O Senai no Paraná oferece 29 cursos de, no máximo, dois anos. São mais de 5 mil vagas em todo o estado, em 37 unidades. Ao final dos cursos, o aluno recebe um diploma de profissional técnico da instituição que é referência em educação para o trabalho e para a indústria.
4. Analise o mercado
Antes de finalmente se decidir, não esqueça de analisar o mercado de trabalho na área com a qual você se identifica. Não adianta nada optar por um curso para o qual não há mercado. O estudante deve compreender a realidade que o cerca e aprender a ampliar sua capacidade de desenvolver as competências que o levarão ao sucesso profissional e à realização pessoal. Mas as instituições educacionais têm as suas responsabilidades também. Além de conhecer de perto as necessidades das indústrias, o Senai une a teoria à prática em todos os níveis de ensino. Esse cuidado faz com que um curso somente seja aberto se há alta empregabilidade na área. No Paraná, o Senai atua há mais de 70 anos, o que atesta sua experiência em acompanhar as mudanças da indústria e manter os alunos atualizados.
5. Definido o curso, se inscreva!
Descobriu suas preferências, pesquisou os cursos com que se identifica, avaliou o mercado de trabalho e escolheu a carreira que quer seguir? Mão à obra. É hora de se inscrever. Se você optou por algum dos cursos oferecidos pelo Senai, a inscrição pode ser feita até o dia 18 de julho. Conheça as opções de curso e saiba mais.
Conteúdos Relacionados
|
|
|
| |
|
![]() |