Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




GUIA DE PROFISSÕES19/05/2016 - Atualizado em 27/04/2018

Conheça as profissões que vão se dar bem na Indústria 4.0

Trabalhar com Automação e Mecatrônica deixa você mais próximo da Quarta Revolução Industrial, que já é uma realidade

As empresas têm investido cada vez mais na automatização de suas fábricas. O objetivo é ganhar competitividade com menores custos. Isso tudo está muito relacionado à Indústria 4.0, que prevê linhas de montagens muito digitalizadas, interligação entre todas as áreas da fábrica (e até fora), além de produtos personalizados.

Com a onda de mudanças, quem trabalha na indústria ganha a oportunidade de ser um colaborador com mais valor agregado. É claro que, para que isso funcione, é preciso que os trabalhadores sejam muito qualificados. Além de qualificação, será exigido desse profissional alta capacidade de adaptação à novas tecnologias e à convivência entre homens e máquinas, além de raciocínio rápido para acompanhar as novidades constantes.

Entre as áreas que sairão na frente, estão a Automação e Mecatrônica. Isso porque as fábricas que utilizam esses processos já estão mais automatizadas e tendem a ser 100% digitalizadas mais rapidamente do que as outras indústrias.

Tire suas dúvidas abaixo sobre o profissional de Automação e Mecatrônica, que terá um espaço garantido na Indústria 4.0:

Como funciona o dia a dia do Técnico?

O trabalho nessa área está relacionado à implantação de dispositivos programáveis, como sensores, esteiras e células robóticas, em linhas de produção que precisam ter maior eficiência e precisão. Você ainda vai criar e desenvolver novos produtos, garantindo que eles sejam cada vez mais modernos e eficazes - lembre-se: os consumidores estão muito exigentes, então trabalho é que não vai faltar!

E qual seria a diferença entre Automação e Mecatrônica? Na verdade, os profissionais trabalham em equipe: o Técnico em Automação verifica todo o processo de produção: desde a entrada até a saída. Já o de Técnico em Mecatrônica vai atuar na programação de todos os elementos dentro automatizados da linha de montagem. Com dúvidas? Consulte o vídeo abaixo e entenda melhor:

 

Qual é o perfil desse profissional?

Está pensando em trabalhar com isso? Então saiba que uma das principais características dos profissionais dessa área é aliar conhecimento tecnológico com criatividade. Se você era uma criança que desmontava os brinquedos para saber como funcionavam ou se tem interesse por robôs e outros mecanismos automáticos, essa área é um bom caminho para você.

Onde faço o curso?

O Senai no Paraná oferece o Curso Técnico em Automação Industrial e o de Técnico Mecatrônica. Ambos duram 24 meses e ocorrem em diversas cidades do Paraná. Saiba mais aqui.

O que vou aprender nas aulas?

Você já viu que para conseguir uma oportunidade nessa área precisa ter formação técnica bem específica, não é? Isso mesmo. Ela envolve conhecimentos de mecânica em manutenção e eletrônica digital e analógica, incluindo montagem de equipamentos e programação de controladores lógicos programáveis, treinamentos multissetoriais e bom conhecimento de inglês técnico.


Conteúdos Relacionados

guia

 

Baixe nosso Guia de Profissões e descubra sua vocação!

 

 

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR
Esta empresa tem o apoio do BNDES