Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir

Uma formação que abre as portas das indústrias dos mais diversos segmentos. Os profissionais técnicos em Mecânica encontram oportunidades de trabalho em linhas de produção, serviços de reparo e manutenção e na parte de projetos de peças e máquinas para a indústria. A falta de tempo não é mais um problema para quem busca uma formação completa na área: por meio do Senai no Paraná, o Sistema Fiep está com vagas abertas para o Curso Técnico em Mecânica na modalidade semipresencial
O tutor do curso, Cleverson Carvalho da Silva, explica como funciona: "o aluno estuda pela internet, fazendo seus próprios horários, em 80% do curso. Os demais 20% são realizados de forma presencial, nos laboratórios do Senai". Na parte teórica são apresentados os principais conceitos relacionados ao trabalho em Mecânica: matemática, cálculo, medição, desenho de peças e toda a parte de planejamento e produção mecânica.
Área de usinagem das indústrias tem demanda para técnicos em Mecânica
"O foco do trabalho é na área de usinagem, principalmente. É preciso entender que a usinagem está em todos os processos fabris, porque trata da aplicação de peças mecânicas no dia a dia das indústrias", explica Cleverson.
O trabalho envolve muita concentração, habilidade com cálculos e conhecimentos em tecnologia industrial. Isso porque os processos de produção estão cada vez mais digitalizados, demandando profissionais que combinam capacitação técnica com habilidade para inovar nos processos. O tutor do Curso Técnico Semipresencial em Mecânica do Senai destaca as principais áreas de afinidade destes profissionais:
Saiba mais sobre o curso semipresencial Técnico em Mecânica
Com duração de dois anos, o curso ofertado pelo Senai no Paraná conta com módulos teóricos e exercícios de aprendizagem prática. As disciplinas foram elaboradas com base nas reais demandas da indústria, como explica Cleverson da Silva. "A metodologia de aprendizagem do Senai está em constante atualização. Tudo aquilo que o aluno aprende na teoria tem a ver com as necessidades das indústrias de hoje", destaca.

Pela internet, o aluno aprende toda a parte teórica da profissão: cálculo, medição, tecnologia dos materiais, princípios de elétrica, mecânica e usinagem. O curso contempla também módulos específicos da área de planejamento de produção e gestão de processos. "A inserção no mercado de trabalho está atrelada à capacidade de especialização com foco em gestão", explica o tutor. O curso do Senai vai além do conhecimento teórico e da aprendizagem prática: forma profissionais com visão abrangente de mercado, capazes de atuar em equipes, de forma colaborativa e com domínio de temas como segurança e saúde no trabalho e meio ambiente aplicado ao processo industrial.
Áreas de atuação
O técnico em Mecânica pode atuar tanto dentro das indústrias quanto nas empresas fabricantes de equipamentos industriais. Alguns exemplos: fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; prestadoras de serviços. Entre as principais atividades estão o desenvolvimento de projetos; controle de processos de produção mecânica, manutenção mecânica de máquinas e equipamentos segundo normas técnicas, considerando padrões de qualidade, de segurança e saúde no trabalho e meio ambiente. A remuneração média varia entre R$ 2.200 e R$ 6.860*.
Seja um técnico em Mecânica completo! O Senai no Paraná está com as matrículas abertas para o curso técnico semipresencial em Mecânica. As aulas começam em abril. Procure uma das unidades do Senai no Paraná ou entre em contato.
* fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pesquisa feita em 18 estados. Ano: 2012
Conteúdo do G1 Paraná https://goo.gl/La9ang
Conteúdos Relacionados