Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
As empresas têm investido cada vez mais na automatização de suas fábricas. O objetivo é ganhar competitividade com menores custos. Isso tudo está muito relacionado à Indústria 4.0, que prevê linhas de montagens muito digitalizadas, interligação entre todas as áreas da fábrica (e até fora), além de produtos personalizados.
É claro que, para que isso funcione, é preciso que os trabalhadores sejam muito qualificados. Entre as áreas que sairão na frente, está a de Automação e Mecatrônica. Uma das principais características dos profissionais dessa área é aliar conhecimento tecnológico com criatividade. Se você era uma criança que desmontava os brinquedos para saber como funcionavam ou se tem interesse por robôs e outros mecanismos automáticos, essa área é um bom caminho para você.
Tire suas dúvidas sobre essa área:
Como é o trabalho?
O trabalho nessa área está relacionado à implantação de dispositivos programáveis, como sensores, esteiras e células robóticas, em linhas de produção que precisam ter maior eficiência e precisão.
O que preciso aprender?
Você já viu que para conseguir uma oportunidade nessa área precisa ter formação técnica bem específica, não é? Isso mesmo. Ela envolve conhecimentos de mecânica em manutenção e eletrônica digital e analógica, incluindo montagem de equipamentos e programação de controladores lógicos programáveis, treinamentos multissetoriais e bom conhecimento de inglês técnico.
Onde procuro qualificação?
O Senai oferece o Curso Técnico em Automação Industrial e o de Técnico Mecatrônica, que estão com matrículas abertas. Ambos duram 24 meses e ocorrem em diversas cidades do Paraná. Saiba mais aqui.
Conteúdos Relacionados
|
|
|
| |