Se você gosta de cinema, de filmes, de séries ou de teatro, e até mesmo de games e livros, já deve ter percebido o seguinte: o que te chama atenção e o que te prende à tela ou à narrativa, no fundo no fundo, é o seu envolvimento com aquela história.

Seja pelo mistério, pela trama ou pela curiosidade de saber o que vai acontecer no final, uma coisa é certa: se você gostou é porque a técnica da construção daquela história atingiu o seu objetivo.

E na indústria do entretenimento, saber contar uma boa história é fundamental para garantir a audiência e conquistar a atenção do expectador. Mas você já parou pra pensar o que torna uma história tão poderosa e especial?

A resposta está justamente na sua capacidade de envolver, emocionar e inspirar!

As histórias nos conectam pela emoção, permitindo que nos identifiquemos com personagens, experiências e ideias.

Elas nos transportam para mundos imaginários, nos desafiando a refletir sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

E essa técnica toda tem nome. Ela se chama STORYTELLING.

X

O Storytelling é uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens complexas de forma simples e inesquecível.

Seja em um comercial de televisão, uma apresentação de negócios ou em uma conversa casual, uma história bem contada tem o poder de prender a atenção e deixar uma boa impressão.

Para te ajudar a entender essa ideia, aqui vão alguns elementos-chave do storytelling

Embora cada história seja única, existem elementos-chave que contribuem para um bom resultado e nós listamos alguns deles para você. Confira:

  1. personagens cativantes: os personagens são o coração de qualquer história. Eles devem ser complexos, interessantes e capazes de evoluir ao longo da narrativa;
  2. conflito e resolução: toda boa história apresenta um conflito que os personagens devem enfrentar e superar. Isso cria tensão e mantém o interesse do público até o final;
  3. narrativa envolvente: a forma como uma história é contada é tão importante quanto o enredo em si. Uma narrativa envolvente utiliza técnicas como suspense, reviravoltas e descrições em detalhadas para manter o público interessado do início ao fim;
  4. tema significativo: por trás de cada grande história, existe um tema ou uma mensagem que ressoa com o público. Seja sobre amor, coragem, resiliência ou redenção, um tema significativo dá profundidade e relevância à história.

 

E se você chegou até essa parte do texto, é porque essa é uma narrativa que te chamou a atenção. 😊 Então, agora, vamos te contar como você pode aplicando o storytelling em diferentes contextos.

X

 

O storytelling não é apenas para escritores ou cineastas

 Essa é uma habilidade que pode ser aplicada em uma variedade de contextos, desde marketing e vendas até em entrevistas de emprego, educação e liderança, sabia? Confira alguns exemplos.

  • marketing e publicidade: empresas usam histórias para criar conexões emocionais com seus clientes, destacar os benefícios de seus produtos e construir uma marca forte e que fique na memória de seus consumidores.
  • educação: professores podem usar histórias para ensinar conceitos complexos, engajar os alunos e inspirá-los a aprender.
  • liderança: líderes podem usar o storytelling para inspirar suas equipes, comunicar a visão da empresa e motivar as pessoas a alcançarem seus objetivos.
  • desenvolvimento pessoal: você pode usar storytelling para compartilhar suas experiências, inclusive em uma entrevista de emprego; motivar para que outros superem desafios, além de inspirar colegas e amigos para que conquistem seus sonhos.

Dos contadores de histórias como nossos professores e avós, aos cineastas e escritores de hoje, a habilidade de contar histórias continua a inspirar, educar e conectar pessoas de todas as culturas, idades e origens.

 

X

Se você gosta dessa ideia e tem vontade de aprender mais sobre o storytelling para contar boas histórias e inspirar, um curso na área do audiovisual pode ser um bom início de caminho para você.

O Sistema Fiep, por exemplo, por meio do Sesi e do Senai, em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e prefeituras, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de audiovisual (cinema, televisão e mídias digitais), com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Ao todo, estão sendo ofertadas 3.015 vagas, sendo 2 mil vagas para todo o estado, organizadas entre os cursos de Microcinema para Videomaker; Produtor de Locação; e Setor Audiovisual e Mostra de Produção.

X

X

As outras 1.015 vagas restantes estão organizadas entre os cursos rápidos de Animação; Assistente de Câmera e Vídeo; Assistência de Direção; Captação de Som; Direção de Fotografia (aplicações práticas); Inclusão Digital para o Mundo de Trabalho; Produção de Figurino; Produção Executiva; e Roteiro e Quadro de Produção, distribuídos entre os municípios de Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Dois Vizinhos, Guaratuba, Londrina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Realeza, São Miguel do Iguaçu e Telêmaco Borba.

As inscrições estão abertas e a iniciativa segue até novembro de 2024.

Todas as informações a respeito de cada um dos cursos, calendário de inscrição, assim como critérios e passo a passo para matrícula, estão disponíveis na página sistemafiep.org.br/cursos-audiovisual.