A indústria brasileira de celulose é a 4ª maior do mundo em volume de produção e a de papel é a 9ª no ranking de fabricantes mundiais, segundo a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Com essa representatividade, a busca por profissionais da área também é constante.

Um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, identificou que o Paraná vai precisar qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais até 2025. Apenas de nível técnico, a expectativa é que a demanda nas indústrias seja de 124,9 mil profissionais.

Atualmente, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), referentes a maio de 2022, o setor de fabricação de celulose, papel e produtos de papel emprega 25.099 paranaenses.

Segundo o supervisor da área de Celulose e Papel da unidade do Senai em Telêmaco Borba, Mario Kossar Junior, a produção dessa indústria está atrelada à população e à classe econômica. “Quanto mais pessoas na classe média, mais consumo de papel. A demanda aumenta porque mais pessoas usam itens de higiene produzidos com papel, como lenços, guardanapos e papel toalha, além de consumirem mais produtos que têm embalagens de papel”, explica.

Mario ainda aponta que, nos últimos dez anos, a produção de celulose no Brasil cresceu 62%. “Em 2011, foram 13,9 milhões de toneladas produzidas. Em 2021, esse número chegou a 22,5 milhões de toneladas.”

Para ajudar nessa formação profissional, o Senai Paraná está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Celulose e Papel até o dia 15 de agosto, na unidade de Telêmaco Borba. As aulas começam em 15 de agosto, nas modalidades presencial e semipresencial.

Com o Curso Técnico em Celulose e Papel, é possível trabalhar em indústrias gráficas e de celulose e papel, fornecedores, empresas de comercialização de papel, cartão e papelão, assistência técnica de produtos e equipamentos referentes a essa indústria, empresas de reciclagem, projetos de reflorestamento e viveiros florestais.

O profissional com essa formação controla as plantas industriais para a obtenção de celulose e fabricação de papel, além de realizar análises de matérias-primas e produtos, seguindo procedimentos técnicos, de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

Para saber mais, clique aqui.

 

SERVIÇO

Curso Técnico em Celulose e Papel

Inscrições: até 15 de agosto

Início das aulas: 15 de agosto

Clique aqui e saiba mais.