A partir do dia 4 de julho vamos abrir inscrições para vagas gratuitas em alguns dos nossos Cursos Técnicos e não é pouca coisa não, viu?! Ao todo, serão ofertadas 1.586 vagas em 15 diferentes cursos distribuídos em 23 municípios do Estado. Além de Curitiba e RMC, as vagas também serão abertas para as unidades do Senai nas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Campos Gerais. 

As inscrições podem ser feitas de 4 a 10 de julho no sistemafiep.org.br/gratuidade/cursos-tecnicos e as aulas, que variam entre presencial e semipresencial, iniciam em 1º de agosto. Para confirmar a inscrição, é importante que o candidato cumpra os critérios estabelecidos no Edital de vagas. A aprovação dos candidatos será realizada considerando a seleção e classificação obtida pela ordem de inscrição válida (data e horário) no curso escolhido, conforme disponibilidade de vagas e análise dos documentos pessoais do candidato, anexo no link da inscrição. 

Os cursos ofertados contemplam as áreas de Administração; Automação Industrial; Desenvolvimento de Sistemas; Edificações; Eletromecânica; Eletrônica; Eletrotécnica; Fabricação Mecânica; Logística; Manutenção Automotiva; Mecânica; Mecatrônica; Qualidade; Segurança do Trabalho; e Vestuário. 

Algumas unidades ofertarão cursos de nivelamento gratuitos nas áreas de Língua Portuguesa, Informática e Matemática básica, em datas anteriores ao início das aulas dos cursos técnicos. A realização desse curso é obrigatória para os alunos que efetivarem a matrícula no curso técnico e a inscrição no velamento deve ser feita na data da assinatura do contrato educacional do curso técnico escolhido. 

Para dúvidas e informações, também disponibilizamos o e-mail gestaogratuidade@sistemafiep.org.br e os telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138. 

Cursos ofertados estão alinhados à demanda apontada no estudo Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) 

Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, até 2025 o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 163,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 669,6 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. 

“De acordo com o levantamento, a demanda por profissionais com formação de nível técnico no estado corresponde a mais de 120 mil pessoas, devendo apresentar-se como uma tendência de necessidade e crescimento para os próximos ano, principalmente em áreas como planejamento e controle de produção; desenvolvimento de sistemas e aplicações; linha de montagem de veículos automotores; e eletrônica”, diz Juliana Maia, coordenadora de educação e negócios do Sistema Fiep. “Nesse sentido, caminhando ao encontro dos apontamentos levantados pelo Observatório Nacional da Indústria é que o Senai Paraná lançou esse primeiro pacote de vagas gratuitas para Cursos Técnicos. Eles estão diretamente relacionados a essa tendência de mercado e, para quem buscar se dedicar com excelência, certamente a colocação no setor industrial aparecerá rapidamente”, finaliza. 

SERVIÇO: 

Vagas gratuitas – Cursos Técnicos do Senai Paraná 

Total de vagas: 1.586 

Inscrições até: 10/07/2022 em sistemafiep.org.br/gratuidade/cursos-tecnicos 

Início das aulas: 01/08/2022 

Áreas dos cursos: Administração; Automação Industrial; Desenvolvimento de Sistemas; Edificações; Eletromecânica; Eletrônica; Eletrotécnica; Fabricação Mecânica; Logística; Manutenção Automotiva; Mecânica; Mecatrônica; Qualidade; Segurança do Trabalho; e Vestuário. 

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio do e-mail gestaogratuidade@sistemafiep.org.br ou pelos telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138.