O Senai Paraná laçou o programa Trilhas Formativas do Setor Gráfico Paranaense. A iniciativa tem como objetivo capacitar e preparar os trabalhadores das indústrias e empresas gráficas instaladas no estado para que respondam de maneira assertiva às crescentes demandas do setor. 

Nesta primeira etapa do projeto, estão sendo ofertados três cursos de aperfeiçoamento: Aplicação do Planejamento e Controle da ProduçãoDesenvolvimento de Orçamentos para a Indústria Gráfica; e Técnicas de Vendas Internas Aplicadas na Indústria Gráfica. Todos os cursos são realizados na modalidade presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams, com horários flexíveis e customizados de acordo com a necessidade de cada empresa. 

“Sabemos que, em decorrência da pandemia, as indústrias gráficas apresentaram uma queda na produção física no ano passado, segundo dados do IBGE. Por outro lado, o segmento de embalagens vem apresentando alta, colaborando para o reaquecimento do setor. Com isso, surge a necessidade de formação e capacitação de mão de obra capaz de responder com agilidade às mudanças e ao aumento no volume de trabalho”, explica Fabiane Franciscone, Gerente Executiva de Educação do Sistema Fiep. 

Empresas associadas ao SIGEP - Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná têm 37% de desconto no valor de cada curso. Para o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Edson Benvenho, a definição dos cursos e o resgate da Escola Gráfica vêm em boa hora. “O setor gráfico precisa de mão de obra qualificada e o Senai tem expertise na formação profissional. Vínhamos estudando uma forma atrativa de apresentar as soluções e agora chegamos em um ponto muito interessante, com cursos rápidos, de grande valia e que vão ajudar a preparar melhor os nossos colaboradores e até pessoas que ainda queiram ingressar neste mercado”, comenta. 

As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail  comercial.portao@sistemafiep.org.br ou pelo telefone (41) 98816-0970. As turmas, com início previsto para o dia 7 de fevereiro de 2022, podem ser organizadas com no mínimo 15 alunos. 

 

Confira abaixo os principais pontos a serem trabalhados em cada uma das Trilhas Formativas: 

  • Aplicação do Planejamento e Controle da Produção 

Carga horário total da trilha: 8 horas 

Principais pontos a serem trabalhados: Lead Time e Tempo de Ciclo; Sensibilização e Motivação para Qualidade; TPM Manutenção Preventiva Total; Pensamento Hoshin; e Pensamento A3. 

 

  •  Desenvolvimento de Orçamentos para a Indústria Gráfica 

Carga horária total da trilha: 15 horas 

Principais pontos a serem trabalhados: Fundamentos dos Processos Gráficos; Sensibilização e Motivação para Qualidade; Mapa de Preços; Jornada ERP; Abertura de Ordem de Serviço; e Otimização de Tarefas. 

 

  • Técnicas de Vendas Internas Aplicadas na Indústria Gráfica 

Carga horária total da trilha: 20 horas 

Principais pontos a serem trabalhados: Técnicas de Comunicação e habilidades exponenciais; Técnicas de Vendas; Mapa de atividades; Fundamentos dos Processos Gráficos; Mapa de Custos; Otimização de Tarefas; Informática; Acabamento e Desenvolvimento. 

 

SERVIÇO: 

Trilhas Formativas do Setor Gráfico Paranaense Cursos voltados aos trabalhadores das indústrias gráficas 

Informações e inscrições: (41) 3271-7132 | camila.mitie@sistemafiep.org.br