Para atender a rápida necessidade do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) em relação a profissionais habilitados para trabalhar na área, o Senai Paraná vai ofertar 67 cursos gratuitos nas linhas de aperfeiçoamento, aprendizagem e qualificação profissional, para atuação no mercado de TIC. 

Já com matrículas abertas para todos o estado e aulas a partir do dia 13/12, a instituição está com 600 vagas abertas, que serão divididas igualmente para os cursos de aperfeiçoamento profissional em Fundamentos Técnicos de TI; Gestão de Infraestrutura e Serviços de TI; e Introdução à Programação de Sistemas. Para estes três cursos, as aulas serão realizadas ao vivo na modalidade presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams, até o dia 22/12, das 19h às 22h30. 

“O Brasil forma, em média, 46 mil pessoas por ano com perfil tecnológico, segundo dados da Brasscom e os números mostram a necessidade de formação de mão de obra qualificada no curto prazo. De 2019 para cá, já estamos com um déficit acumulado de 72 mil novos profissionais para o setor de TIC e, se nada for feito, até o final de 2024 a área terá acumulado uma lacuna de 144 mil postos vagos”, afirma Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios dos Sistema Fiep. 

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem hoje mais de 14 milhões de pessoas desempregadas e a pandemia agravou esse cenário. Por outro lado, o home office, a necessidade de conexão por meio da internet e o aumento no volume de serviços digitais explodiu a busca por profissionais da área da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). 

“Como provedor de soluções industriais e atuando fortemente na formação e desenvolvimento de profissionais para atender às demandas do mercado, o Senai Paraná abriu a sua oferta de cursos gratuitos na área de TIC para que as pessoas interessadas possam ingressar no mundo do trabalho e se desenvolver profissionalmente”, completa Jacielle. 

As inscrições para os cursos de aperfeiçoamento profissional em Fundamentos Técnicos de TI; Gestão de Infraestrutura e Serviços de TI; e Introdução à Programação de Sistemas, podem ser feitas até o dia 13/12 no site www.sistemafiep.org.br/gratuidade. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 200 vagas gratuitas para cada um dos cursos. 

Podem participar pessoas a partir de 14 anos com ensino fundamental completo e não há necessidade de conhecimento prévio na área. Dúvidas quanto ao processo de inscrição podem ser esclarecidas com a unidade Senai Dr. Celso Charuri, por meio do telefone, (41) 98729-5409. 

 

Maringá e Londrina terão cursos gratuitos na área de TIC a partir de 2022 

A partir de 2022, o Senai Maringá CTM também irá ofertar cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A unidade irá abrir inscrições para o curso autoinstrucional intercalado com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, na área de Programador FullStack. Para quem reside na cidade de Maringá e região, a instituição também está organizando as inscrições para o curso presencial de Programador e Operador de Manufatura Avançada e para os cursos semipresenciais de Aprendizagem Técnica em Internet das Coisas e Aprendizagem Técnica em Cybersistemas para Automação. 

O Senai Londrina, cidade que é polo de Tecnologia de Informação e Comunicação no Estado, irá concentrar a oferta de 72 cursos gratuitos nas linhas de qualificação e aperfeiçoamento profissional para formação e capacitação de mão de obra para a área. Além de oferta nas modalidades presencial e semipresencial, a unidade ainda abrirá matrículas para cursos autoinstrucionais e presenciais conectados com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, para que qualquer pessoa no Estado possa participar e se capacitar profissionalmente. Cursos como Programador Web Mobile; Programador FrontEnd; Programador BackEnd; Programador de Inteligência Artificial; Programador de Sistemas e Automação de Processos de TI entre tantos outros integram a lista. A data para matrículas e início das aulas, assim como número de vagas disponíveis para cada um dos 72 cursos, serão divulgadas a partir de 2022. 

 

SERVIÇO: 

Cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação 

Fundamentos Técnicos de TI; Gestão de Infraestrutura e Serviços de TI; e Introdução à Programação de Sistemas. 

Inscrições até 13/12, em: www.sistemafiep.org.br/gratuidade 

Início das aulas: 13/12, às 19h (Microsoft Teams – ao vivo) 

Dúvidas: (41) 98729-5409 - unidade Senai Dr. Celso Charuri