Com muitas empresas e setores aderindo ao home-office, o computador é reforçado como a principal ferramenta de trabalho para muitas pessoas. Para que a máquina tenha uma performance melhor, algumas alterações podem ser feitas. “Limpar os programas que não são utilizados e ficar atento com vírus e malwares são alguns exemplos de ações que podem ser feitas para que seu computador seja mais rápido”, explica Maria Priscianne de Souza Costa, supervisora de Área de Tecnologia da Informação do Senai Londrina.

Como muitos dos profissionais fazem uso do Windows 10, Priscianne listou cinco dicas para melhorar a performance do seu PC:

Verifique e remova vírus e malware

Diminuir o desempenho do computador é um dos sintomas dos vírus e malware. Portanto, verificar a saúde do seu computador com periodicidade é de suma importância. Mesmo que você não tenha antivírus instalado, o próprio Windows 10 traz a função de verificação:

  • Selecione o botão Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows  e, em seguida, selecione Abrir Segurança do Windows > Selecione Proteção contra vírus e ameaças > Clique em Verificação rápida.

 Desative programas que iniciam junto com o seu computador

Sabe quando você liga o computador e automaticamente abrem programas que você não usa com tanta frequência? Você pode desativar esses softwares para acelerar a velocidade de inicialização do seu computador.

  • Acesse Gerenciador de tarefas > Inicializar > Escolha todos os programas que você deseja inicialize (ou não) junto com o seu computador.

 Desinstale programas que não são mais usados e limpe seus arquivos temporários

Para o computador ser mais rápido, é importante liberar espaço no disco. Programas que não são mais utilizados tomam muito espaço e podem ser facilmente deletados, seguindo o passo:

  • Vá até o Painel de Controle > Programas > Selecione na lista aquele(s) que você deseja remover com o botão direito do mouse > Clique em Desinstalar.

Já arquivos como miniaturas, arquivos de internet temporários podem ser excluídos com o seguinte passo a passo:

  • Barra de tarefas > digite “limpeza de disco” > clique no ícone > selecione a unidade que você deseja limpar > Selecione “OK” > na sessão “Arquivos a serem excluídos” selecione os tipos de arquivos que você deseja remover ou você também pode clicar sobre o item para obter uma descrição do tipo de arquivo.

 Diminua os efeitos visuais do Windows

O Windows possui ótimos efeitos visuais, mas acabam ocupando certa quantidade da memória RAM e assim diminuindo o desempenho do computador. Para diminuir os efeitos visuais, você pode seguir o passo a passo:

  • Você deve ir até Sistema > Configurações avançadas do sistema > clique na aba Avançado> Desempenho > agora é só desativar os efeitos visuais.

 Ao final das configurações realizadas, é importante que reinicie seu computador para que todas as mudanças sejam confirmadas.

 Curso técnico no Senai

O Senai está com vagas abertas para cursos técnicos em diversas áreas, como mecânica, eletrônica, jogos digitais, eletrotécnica, eletromecânica, logística, gestão, informática, entre outras. No total, são mais de 28 unidades do Senai no Paraná que ofertam aproximadamente 4 mil vagas para cursos técnicos no 2° semestre. Informações e matrículas pelo site www.cursocertosenai.com.br ou pelo WhatsApp (41) 98725-4376.